01/05/2024

MCom entregou 5.9 mil computadores recondicionados em 2023

Segundo o Ministério das Comunicações, foram criados 378 Pontos de Inclusão Digital (PIDs) distribuídos em 157 municípios brasileiros.

Nesta terça-feira (09), o Ministério das Comunicações (MCom) divulgou um balanço referente ao Programa Computadores para Inclusão, que busca promover a inclusão digital por meio de diversas ações. Em todo o ano de 2023, foram doados 5.918 computadores recondicionados pelos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs).

Com isso, foram criados 378 Pontos de Inclusão Digital (PIDs) distribuídos em 157 municípios de todas as regiões do país. Por meio da iniciativa, além da capacitação de jovens e adultos, foi realizado o recondicionamento sustentável de máquinas destinadas a instituições. Foram 648 toneladas de equipamento recebidas e tratadas pelos CRCs.

Para o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o Programa Computadores para Inclusão é uma das ferramentas mais importantes para promover a inclusão digital.

“Entendemos que esse mecanismo e esses Pontos de Inclusão Digital que entregamos, além dos Centros de Recondicionamento de Computadores, fazem a diferença na vida das pessoas, proporcionando inclusão social e qualificação para o mercado de trabalho. E é nessa direção que temos buscado fortalecer cada vez mais as políticas públicas que estamos liderando através do Ministério das Comunicações”, destacou o ministro.

Segundo o balanço, foi investido em 2023 um total de R$ 4,95 milhões com recursos próprios do MCom para o Programa Computadores para Inclusão. Além disso, os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) participantes do programa receberam um montante de R$ 7,27 milhões provenientes de emendas parlamentares.

Além disso, o ministério ainda contou com uma parceria estabelecida com a Green Eletron, empresa gestora sem fins lucrativos especializada em logística reversa de eletrônicos, que teve como objetivo aprimorar o programa, focando na destinação ambientalmente adequada dos equipamentos eletrônicos tratados pelo Computadores para Inclusão.

Formação e qualificação

Ao longo do ano, foram inaugurados dois novos CRCs, espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos e para a realização de cursos e oficinas, além de realizar o descarte correto de resíduos eletrônicos. Em Belém (PA), o CRC foi inaugurado em abril, com condições de capacitar cerca de 1 mil pessoas e doar 1,5 mil computadores recondicionados a entidades locais. Em outubro, foi inaugurado o CRC do Maranhão, que foi a 19º unidade no Brasil.

Ao longo de 2023 foram entregues 12.812 certificados de formação em cursos na área de Tecnologia da informação e comunicação. Sendo que em Cuiabá (MT), mais de 120 estudantes foram certificados, e em Maracanaú (CE), 280 alunos se formaram pelo Programa. Em novembro, no quilombo Lage dos Negros (BA), 86 alunos quilombolas comemoraram a formatura. Já no Recife, o programa certificou 245 alunos e doou 220 computadores recondicionados para 16 Pontos de Inclusão Digital (PIDs).

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários