05/04/2024

Alô, Minas! leva conectividade móvel para Minas Gerais

Iniciativa é uma parceria do Governo de Minas, que junto com a Algar, Claro, TIM e Vivo, pretende ter 150 antenas ativas até julho de 2024.

O programa Alô, Minas!, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), planeja levar conectividade móvel e sinal 4G para mais de 110 mil mineiros até junho de 2024. Até o momento, distritos e localidades de Minas Gerais, que ainda não contavam com cobertura, já contam com 130 antenas antenas de telefonia celular, beneficiando uma população de mais de 93 mil pessoas.

A iniciativa é uma parceria do Governo de Minas, que junto com as operadoras de telefonia Algar, Claro, TIM e Vivo, pretende ter 150 antenas até julho deste ano. A expectativa era atingir esta marca ainda este mês, mas ela foi adiada para o fim do primeiro semestre.

O objetivo do programa Alô, Minas!, é levar inclusão à população que não tem acesso aos serviços de telefonia móvel e internet, de acordo com o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

“A tecnologia proporciona melhores condições de vida e possibilita novas oportunidades para os cidadãos. Vamos continuar atuando para expandir o programa e contemplar todas as regiões do estado”, afirma.

A fase II da iniciática já está em andamento. O Governo de Minas divulgou a lista de 68 novos distritos e localidades de Minas Gerais que serão contemplados nessa nova etapa. O chamamento público para que as prefeituras mineiras manifestassem interesse em receber o programa aconteceu em dezembro do ano passado.

Agora, junto com as operadoras de telefonia móvel, será realizada a seleção pública para verificar o interesse nessas localidades, que deve ser realizada ainda neste primeiro semestre do ano. Depois disso, as operadoras deverão instalar as antenas nas localidades selecionadas dentro do prazo mínimo de 28 meses.

Sobre o Alô, Minas!

O programa foi lançado em 2020 pela Seplag-MG como parte do projeto estratégico Minas Atende. As primeiras ativações de antenas ocorreram em maio de 2022 e, desde então, novas antenas vêm sendo instaladas gradativamente nos municípios contemplados. Os municípios contemplados no Alô, Minas! têm responsabilidades, como prover e disponibilizar terreno para que a operadora prestadora do serviço possa construir e instalar a torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com aspectos técnicos para cobertura do sinal.

Em 2022, por meio do programa, foi ativada a primeira antena com tecnologia 5G em área rural do país, garantindo cobertura de telefonia móvel e conectividade de quinta geração de internet para o Parque das Árvores, no município de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários