18/04/2024

Governo mineiro lança programa ‘Alô, Minas!’

Iniciativa beneficiará inicialmente oito distritos e localidades do estado de Minas Gerais.

Governo mineiro lança programa 'Alô, Minas!’

Na última sexta-feira, 2 de julho, o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO/MG), anunciou o início da implantação do programa “Alô, Minas”, que expandirá a cobertura móvel para distritos, comunidades ou povoados sem sinal de celular.

A operação do primeiro lote será feita pela mineira Algar Telecom, após vencer a licitação.

O lote contempla oito distritos e localidades dos DDDs 34 e 37, pelo valor total de R$ 3,97 milhões.

Na lista estão Ilha (Arcos), Povoado Japão Grande (Carmópolis de Minas), Santa Luzia de Boa Vista (Cascalho Rico), Comunidade Rural Buritis (Divinópolis), Celso Bueno (Monte Carmelo), Residencial Parque das Árvores (Nova Ponte), Capoeira Grande e Jaguara de Minas (Onça do Pitangui).

VEJA TAMBÉM:

–> Algar Telecom pretende investir R$ 568 milhões ao longo de 2021

–> Apenas 23% das áreas rurais do Brasil são cobertas com sinal móvel

–> Quase 9 mil localidades no Brasil ainda não contam com 3G ou 4G

A Algar Telecom tem até 24 meses para levar o sinal do 4G para essas localidades.

“À medida que o processo tecnológico avançou, muitas comunidades ficaram em segundo plano. Mas, hoje, trabalhamos para que o sinal adequado chegue a todos os lugares. Ele é essencial para o desenvolvimento, para fortalecer o turismo, a agricultura, gerar empregos. O mineiro precisa de dignidade”, disse o governador.

A expectativa é que mais de 6,5 mil pessoas sejam beneficiadas com esse primeiro lote.

“Tivemos o privilégio de começar essa iniciativa que vai contribuir muito para o desenvolvimento de todos os municípios. É um movimento social, gente servindo gente. Temos muito prazer de servir a comunidade, não importa qual é o tamanho”, afirmou Iuri Mendonça, diretor de negócios da Algar Telecom.

O Alô, Minas! foi lançado no ano passado e visa melhorar as condições de vida da população, aproximar o cidadão dos serviços públicos, além de promover o desenvolvimento industrial e comercial no interior do estado.

A ideia é que 305 municípios, distritos, comunidades e povoados recebam o serviço móvel.

Um primeiro edital chegou a ser lançado em 2020, mas as empresas de telefonia não apresentaram propostas, por conta das incertezas econômicas quanto à emergência da pandemia da Covid-19, além de outros compromissos já assumidos por elas.

Com informações de Assessoria de Imprensa Governo do Estado de Minas Gerais.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários