26/04/2024

SpaceX realiza com sucesso teste de internet móvel via satélites Starlink

Elon Musk anuncia avanços na eliminação de antenas e roteadores, abre caminho para acesso à Internet em por meio dos satélites da Starlink.

Na última quarta-feira (10), a SpaceX conduziu com sucesso um teste de comunicação direta entre smartphones usando os satélites da Starlink. A empresa, liderada pelo bilionário Elon Musk, ficou satisfeita com os resultados do teste e anunciou progressos no desenvolvimento do modelo de comunicação direta com celulares.

Starlink Satélite

Essa tecnologia possibilita que os smartphones se conectem diretamente aos satélites da Starlink, eliminando a necessidade de antenas e roteadores. Isso significa que não é mais preciso utilizar a antena exclusiva da Starlink, e também não é necessário depender da cobertura telefônica na área em que se encontra.

A proposta é intrigante, pois sugere a viabilidade de acesso à internet em dispositivos móveis mesmo em regiões desprovidas de cobertura telefônica. O inaugural satélite destinado à comunicação direta com celulares foi lançado em 2 de janeiro de 2024. A SpaceX planeja conduzir mais testes nos próximos meses.

Entre os desafios técnicos que complicam as operações, a SpaceX ressaltou a complexidade em lidar com as constantes alterações de posição dos satélites, que se movem rapidamente em órbita. Além disso, os smartphones apresentam limitado alcance de conexão.

A SpaceX observou que “os smartphones têm dificuldade em se conectar a satélites a centenas de quilômetros de distância devido à baixa potência de transmissão do dispositivo.”

A resolução dessas dificuldades está centrada em avanços em algoritmos mais sofisticados e no desenvolvimento de novos modelos de antenas e componentes. Até o momento, a empresa continuará a realizar testes e buscar soluções inovadoras. É possível que nos próximos anos, a conexão direta de smartphones com satélites esteja operando com maior precisão, à medida que novas tecnologias e aprimoramentos são implementados.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários