25/04/2024

Polícia Federal cumpre mandados em operação que mira gatonet

Dois municípios do interior de São Paulo foram alvos de uma investigação da PF contra pirataria digital.

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quarta-feira (31), três mandados de busca e apreensão nas cidades de Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste, ambas no interior de São Paulo. A ação faz parte de uma operação que mira a pirataria de filmes, séries e outros conteúdos audiovisuais por meio de aparelhos de TV box, equipamentos popularmente conhecidos como “gatonet”.

Batizada de “Streaming”, a operação de hoje teve os mandados expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas (SP) para três endereços do acusado, dois no município de Sumaré e um em Santa Bárbara. Em nota à imprensa, a PF informou que o suspeito comercializava ilegalmente uma assinatura de acesso para conteúdos de IPTV.

O homem, que não teve seu nome revelado, estava há bastante tempo na mira dos investigadores por piratear conteúdos protegidos pela lei de direitos autorais. Além das assinaturas ilegais, ele também estaria permitindo a compra de créditos para revenda.

O Código Penal prevê uma pena de até quatro anos de prisão, além do pagamento de multa para esse crime. Esta não é a primeira vez que a PF cumpre mandados referentes a acusações de pirataria. Em operações anteriores, a autoridade chegou a apreender dezenas de aparelhos TV Box e outros dispositivos usados para a transmissão ilegal.

Em uma das investidas recentes, a Polícia derrubou uma das maiores redes de futebol pirata que atuava no Brasil. No total, mais de 150 domínios e subdomínios, associados a cerca de 30 sites de streaming de futebol não autorizados foram derrubados.

Anatel em alerta pelo TV Box

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acendeu um sinal de alerta após um relatório indicar que mais de 1,3 milhão de endereços IP localizados no Brasil estavam por uso de uma botnet. Infectados por vírus e malwares ainda desconhecidos, esses equipamentos “zumbis” podem ser acionados remotamente por cibercriminosos, que conseguem roubar informações pessoais e mais.

Fonteg1
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários