27/04/2024

BNDES vai destinar recursos do Fust para conectar escolas públicas no RS

Projeto, que faz parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, vai levar internet para mais de 60 escolas públicas.

Com projeto de conectividade para as escolas públicas, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai destinar recursos para conectar 61 unidades educacionais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Serão contemplados instituições de 28 municípios, sendo 13 escolas gaúchas.

O crédito total aprovado de R$ 71,1 milhões é do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e será concedido à Unifique Telecomunicações S.A, empresa responsável pela construção da rede e fornecimento dos serviços. A previsão é de que o trabalho leve até dois anos.

O projeto é o primeiro no Rio Grande do Sul e faz parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, coordenada pelos ministérios da Educação e das Comunicações, que pretende levar internet a mais de 138 mil instituições de ensino até 2026. No RS, o projeto vai permitir ampliar a conectividade em localidades do Estado que não contam com serviço de internet adequado.

O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon, conta que essas são as primeiras operações de muitas que estão por vir através do Fust.

“Estamos em uma grande jornada para levar conexão aos estudantes brasileiros, contribuindo com a disseminação do conhecimento e o avanço da educação. A expansão e melhoria das redes e dos serviços de telecomunicações contribuem para a formação desses alunos”, afirma Gordon.

Cerca de 3,4 mil alunos no Rio Grande do Sul serão beneficiados. A iniciativa inclui a implantação de 614 quilômetros de redes de fibra óptica, gerando novas conexões ao longo das rotas até as instituições de ensino. O objetivo é garantir que as localidades tenham o acesso à internet de banda larga de alta velocidade ampliada e de forma gratuita.

Além da conectividade nas escolas, os recursos também serão utilizados na expansão da cobertura do Serviço Móvel Pessoal (SMP) em 13 localidades não atendidas com 4G ou tecnologia superior, por meio da instalação de 97 Estações Rádio Base (ERB), sendo que 43 serão do 4G e 54 do 5G.

O Fust é uma linha de crédito destinada à expansão, uso e melhora da qualidade dos serviços de telecomunicações, bem como ao uso e desenvolvimento de novas tecnologias de conectividade, para redução de desigualdades regionais e promoção do desenvolvimento econômico e social.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários