20/04/2024

Gmail lança botão ‘Cancelar inscrição’ no sistema Android

Agora é possível cancelar e-mails de assinaturas no Gmail diretamente no aplicativo Android. Função já estava disponível no iOS.

O aplicativo Gmail para Android lançou uma funcionalidade muito aguardada pelos usuários. Agora, os usuários têm acesso a um botão de atalho que permite cancelar automaticamente a inscrição em mensagens enviadas em massa. Em português, o botão é denominado “Cancelar inscrição”, enquanto em inglês é chamado de “Unsubscribe”.

Gmail

Esse recurso é especialmente útil para lidar com grupos, newsletters e mensagens recorrentes de empresas ou lojas. O objetivo principal é simplificar o processo de remoção de mensagens indesejadas de locais nos quais o usuário não se lembra de ter se cadastrado ou decidiu não mais receber novas mensagens. Com essa nova funcionalidade, os usuários podem facilmente se desvincular de comunicações não desejadas, proporcionando uma experiência mais organizada e personalizada no aplicativo de e-mails.

O novo atalho de cancelamento de inscrição está posicionado ao lado do remetente, situado no topo da mensagem, antes mesmo do conteúdo. Quando o usuário pressiona esse botão, é direcionado para uma nova tela, geralmente o site do remetente, onde é necessário confirmar a decisão de cancelar a assinatura. Em certos casos, basta selecionar o atalho para interromper a inclusão nos contatos, tornando o processo de cancelamento de inscrição fácil e acessível aos usuários.

Essa ação não classifica a mensagem como spam ou phishing, o que implica que o remetente ainda mantém a capacidade de enviar outras mensagens em contextos diversos.

O botão “Cancelar inscrição” do Gmail já estava disponível em dispositivos com iOS por algum tempo, assim como na versão do site para navegadores. A integração desse recurso em smartphones e tablets com o sistema operacional móvel da Google era um pedido antigo dos usuários.

A disponibilidade desse atalho para usuários do Android pode levar alguns dias, pois sua implementação ocorre gradualmente em toda a comunidade.

Antes, era necessário acessar manualmente um link, geralmente localizado no final do e-mail, para ser redirecionado ao site da plataforma responsável e solicitar a interrupção do recebimento das mensagens.

No final de novembro de 2023, o aplicativo Gmail para Android introduziu uma nova interface de resposta rápida. Além disso, houve uma integração mais aprofundada com os recursos de inteligência artificial (IA) do Bard, o chatbot da empresa. Essas melhorias visam aprimorar a experiência do usuário, tornando mais fácil e eficiente tanto o gerenciamento de mensagens indesejadas quanto as interações no aplicativo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários