05/04/2024

Anatel promove curso em parceria com Harvard para atualização de servidores

Anatel avança na segurança cibernética, proporcionando aos servidores um curso especializado em colaboração com a Harvard Kennedy School.

De 15 a 19 de janeiro, servidores da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) participaram de um curso inédito sobre cibersegurança, intitulado “Cybersecurity: The intersection of policy and technology” (Cibersegurança: A interseção entre política pública e tecnologia), realizado em parceria com a Harvard Kennedy School. Essa iniciativa, promovida pelo Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi) em colaboração com a Superintendência de Administração e Finanças (SAF) por meio de sua Gerência de Administração e Desenvolvimento de Pessoas (AFPE), representa um marco na Anatel.

Cibersegurança

O curso faz parte do programa Eleva, conduzido pelo Ceadi, que tem como objetivo principal atualizar o conhecimento técnico dos colaboradores da Agência para que possam lidar com as novas demandas sociais e o emergente ecossistema digital.

O presidente do Conselho de Administração para Assuntos de Segurança da Informação (Ceadi), Alexandre Freire, informou que a Anatel está em processo de modificação do Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações, que foi aprovado pela Resolução nº 740 em 21 de dezembro de 2020.

Freire destacou a importância dessa atualização devido às preocupações relacionadas às novas tecnologias que podem impactar a infraestrutura de telecomunicações e o ecossistema digital da Agência. Ele também mencionou que um curso realizado em parceria com uma das melhores universidades do mundo permitirá que o pessoal técnico da Anatel esteja adequadamente preparado para enfrentar os desafios futuros.

O superintendente de Administração e Finanças, Daniel D’albuquerque, afirmou que o curso foi desenvolvido em parceria com o Ceatel para atender ao Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Anatel. Essa iniciativa de excelência ocorre em uma das instituições acadêmicas mais renomadas globalmente, visando atender às necessidades estratégicas da Agência diante das demandas do novo ecossistema digital.

Sami Benakouche, gerente da Anatel, destacou o alto nível técnico da capacitação sobre combate a golpes, fraudes e spoofing. Ele enfatizou a diversidade de participantes, incluindo dirigentes governamentais e forças de segurança de diferentes países, considerando o curso uma excelente oportunidade de atualização e compartilhamento de experiências.

Eduardo Hiroshi Murakami, responsável pela fiscalização de segurança cibernética na Anatel, ressaltou a importância do curso para conhecer políticas avançadas de segurança cibernética. Ele destacou a metodologia da Harvard e a participação de profissionais de alto escalão de organizações internacionais e do setor privado.

Além de Benakouche e Murakami, participaram da capacitação Eduardo Jorge Brito Rodrigues, Gesilea Fonseca Teles, Jordan Silva de Paiva, Marcio Henrique da Silva Souza e Vanessa Copetti Cravo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários