26/04/2024

Relatório da Ericsson traz estimativas sobre a adoção do 5G na América Latina

Segundo a Ericsson Mobility Report, a base mundial de conexões da tecnologia será de 5,3 bilhões ao fim de 2029; confira os dados.

Nesta quinta-feira (30 de novembro), a Ericsson Mobility Report divulgou um relatório apontando as projeções de adoção do 5G no mundo. Segundo os dados, a base mundial de conexões será de 5,3 bilhões ao fim de 2029, quando essa tecnologia irá representar 58% do total de 9,2 bilhões de dispositivos conectados a redes móveis globalmente. Ou seja, ao longo de seis anos, haverá um aumento de 230%.

As regiões que irão ter a maior penetração de 5G em 2029 sobre suas respectivas bases de conexões móveis serão América do Norte e os países do Conselho de Cooperação do Golfo, ambos com 92%, seguidos pela Europa Ocidental (85%), Nordeste da Ásia (79%) e na região composta por Índia, Nepal e Butão (68%).

Na América Latina, o 5G representará 51% das assinaturas latino-americanas de serviços móveis somente daqui a seis anos. “A adesão às assinaturas 5G tem sido lenta devido às dificuldades macroeconômicas na região”, diz a Ericsson.

O relatório indica que até o fim deste ano, a América Latina deve ter 28 milhões de assinaturas de 5G. Não há uma estimativa de cada país, até porque muitos ainda estão em processo de leilão, como o Uruguai e a Argentina. Além disso, ainda este ano pode ocorrer a licitação da rede na Colômbia, enquanto o processo deve ser conduzido no Peru em 2024.

Em 2029, a Ericsson espera-se que a participação do 5G na telefonia móvel na América Latina seja maior do que na Europa Central e Oriental (50%), no Sudeste da Ásia e Oceania (42%), no Oriente Médio e Norte da África (41%) e na África Subsaariana (16%).

Embora estime um crescimento na adesão do 5G, a Ericsson destaca que o 4G continua crescendo na região, com a previsão de que este ano termine com cerca de 20 milhões de assinaturas de LTE, de modo que a tecnologia alcance 75% das conexões móveis na América Latina.

Dados atuais

Segundo o relatório, hoje há 1,4 bilhão de conexões 5G no mundo, sendo que este ano deve terminar com 1,6 bilhão de assinaturas, correspondendo a 18% do total de 8,5 bilhões de conexões móveis. Atualmente, há mais de 280 operadoras com redes 5G implementadas no mundo, das quais mais de 40 utilizam a versão standalone (5G SA).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários