23/04/2024

Expectativas para o setor de telecom em 2024 são ‘neutras’, diz relatório

Setor de telecom tem uma previsão sem grandes expectativas para o ano que está por vir, segundo relatório especializado.

A Fitch Ratings, agência de classificação de riscos, divulgou um relatório nesta quarta-feira (06) afirmando que a perspectiva para o setor de telecomunicações no Brasil em 2024 é considerada ‘neutra’. De acordo com a análise da agência, a consolidação contínua do setor permitirá que as três principais operadoras de telefonia móvel melhorem suas margens de lucro e reduzam as taxas de cancelamento (churn).

Telecom

Ao mesmo tempo, os investimentos no desenvolvimento da tecnologia 5G não devem exercer pressão significativa sobre a robusta estrutura de capital das empresas do setor. Essa previsão sugere uma estabilidade no cenário econômico e financeiro para as empresas de telecomunicações no Brasil ao longo de 2024.

“Para a banda larga residencial, o cenário para 2024 é mais desafiador em função de acirramento da concorrência, margens menores e um custo de capital ainda elevado, fator que penaliza empresas que precisam expandir a rede para continuar aumentando a base de clientes”, diz o relatório assinado pelo analista Ricardo Junqueira.

O segmento de infraestrutura de telecomunicações, abrangendo áreas como data centers, torres e redes neutras de fibra ótica, apresenta um cenário mais promissor, impulsionado pela significativa demanda por esses serviços, conforme indicado no relatório.

O relatório destaca que a perspectiva é neutra, variando em graus diferentes de acordo com o segmento de atuação. No âmbito da telefonia móvel, a competição permanecerá intensa, mas tende a se tornar mais racional após a conclusão da venda dos ativos móveis da Oi para as três principais operadoras. Este novo cenário competitivo é projetado para permitir que as operadoras continuem aprimorando suas margens de lucro e reduzam as taxas de cancelamento (churn), conforme observa Alexandre Garcia, Diretor de Finanças Corporativas da Fitch.

“A perspectiva é neutra, mas com diferentes graus, de acordo com o segmento de atuação. A concorrência na telefonia móvel continuará intensa, porém mais racional após a venda dos ativos móveis da Oi para as três grandes operadoras. O novo cenário competitivo deve permitir que as operadoras continuem a recompor margens e reduzam o churn”.

Diante desse contexto, a Fitch destaca que, em dezembro de 2023, a totalidade de sua carteira para o setor apresentava uma perspectiva estável, refletindo a estabilidade prevista nas condições do mercado.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários