27/04/2024

Cuidado: teste do Celular Seguro inviabiliza celulares; entenda

Brasileiros estão testando o aplicativo do Governo Federal Celular Seguro e se dando muito mal nessa "nova aventura".

Os consumidores no Brasil estão enfrentando sérias dificuldades ao tentarem utilizar a plataforma Celular Seguro, uma iniciativa do governo federal. Ao tentarem testar o funcionamento da plataforma, muitas pessoas estão, na realidade, bloqueando seus próprios telefones. Esses incidentes foram relatados tanto em redes sociais quanto nas lojas de aplicativos, onde o aplicativo Celular Seguro pode ser baixado gratuitamente.

Celular Seguro

Um exemplo do impacto negativo dessa situação é evidenciado por um usuário de iPhone que, em meio ao desespero, pergunta: “Como faz para retirar a restrição???” Esse questionamento, carregado de interrogações, reflete a frustração e a incerteza enfrentadas pelos usuários diante do bloqueio inesperado de seus dispositivos.

Outro relato alerta para a necessidade de precaução ao interagir com a plataforma: “Fui fazer um teste e gerar um alerta, e acabei bloqueando meu aparelho. Já tentei na operadora, polícia e Anatel. Ninguém tem informações de como reverter o bloqueio.”

As tentativas de buscar ajuda junto à operadora, polícia e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não resultaram em informações claras sobre como reverter o bloqueio, agravando ainda mais a situação para os usuários afetados.

Na rede social “X”, antigo Twitter, tem mais comentários de situações parecidas. Pessoas relatando os “testes” que não deram certo, afinal o aplicativo realmente funciona.

Não faça testes do Celular Seguro

O ideal é que não haja nenhum teste e o aplicativo só seja utilizado quando necessário. O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, brincou sobre o assunto em resposta ao site Tecnoblog:

“Não é pra testar! Você fez o seguro do carro… vai bater no poste? Vai ficar ligando para o 190 para dizer que foi roubado, depois que não foi roubado?”

Não há ainda direcionamentos do governo sobre o que fazer quando o celular for bloqueado acidentalmente. Portanto, a maior recomendação, aos que optarem ter o aplicativo no dispositivo é só acionar em caso de furto ou roubo.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários