23/04/2024

Claro contratou mais de 7 mil jovens em 3 anos de adesão à iniciativa 1 Milhão

Parceria com o programa do UNICEF é uma das ações da tele voltada para inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

Durante o ano de 2023, o Instituto Claro fez a diferença na vida de mais de milhares de jovens, que foram contratados por meio do programa 1 Milhão de Oportunidades. Desde a criação do projeto em maio de 2021, o grupo Claro contratou mais de 7 mil jovens.

A empresa é uma das parceiras do projeto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e mais 85 empresas; 50 organizações sociais; 6 governos estaduais, 1.750 municípios e 8 capitais.

A iniciativa tem o objetivo de proporcionar a jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com idades entre 14 e 29 anos, acesso a oportunidades de ensino de qualidade, habilidades digitais e conexão com a internet, participação cívica, treinamento profissional e empregabilidade por meio de programas de aprendizagem, estágio e emprego.

De acordo com a Claro, dos jovens contratos, incluindo demais empresas do grupo, como Brasil Center e Global Hits, 81% são pessoas negras, 50% são mulheres negras; 31% são homens negros, 10% são jovens mães. Os admitidos estão atuando em posições de estágio, aprendiz, analista, técnico, promotor de vendas, trainee, especialista, dentre muitas outras.

Daniely Gomiero, Diretora de Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade da Claro e Vice-Presidente do Instituto Claro, explica que “a Claro investe há anos na inclusão produtiva de jovens no mercado de trabalho como um dos principais vetores de transformação social”.

“O jovem, que muitas vezes vive em situação de vulnerabilidade, tem sua vida transformada e o mercado ganha cada vez mais diversidade. Com a parceria do 1MiO, podemos atuar ativamente na iniciação dessas pessoas à vida profissional”, afirma.

Visando a transformação social, o 1MIO tem como foco 11 grupos prioritários de vulnerabilidade, que levam em conta o critério étnico-racial, com foco em populações originárias, adolescentes e jovens com deficiência e meninas que atuam nos mercados de ciência, tecnologia, e áreas afins. Dentro os grupos priorizados estão também jovens mães, meninas aprendizes e estagiárias.

Para celebrar o sucesso da ação conjunta entre a Claro e o 1MiO, o Instituto lançou a série “Histórias Inspiradoras” que revela como o estímulo e a geração de oportunidades transforma a realidade e pode ser acessada no canal do YouTube do Instituto Claro.

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