23/04/2024

Atualização do Android deve indicar saúde da bateria dos dispositivos

Próxima atualização do sistema operacional Android poderá vir com novidades em relação a saúde da bateria dos aparelhos.

O sistema operacional Android está planejando incluir, por padrão, informações sobre a saúde da bateria dos dispositivos. Uma análise do código da última atualização dos smartphones Pixel revela que a Google já começou a incorporar os elementos essenciais para exibir esses dados.

Bateria

Os smartphones da linha Pixel continuam a receber novos recursos de forma independente das grandes atualizações do Android, conhecidas como Pixel Feature Drops. A atualização de dezembro de 2023 introduziu uma nova página nas configurações que fornece informações detalhadas sobre a bateria. Nessa página, os usuários podem verificar a data de fabricação da bateria e o número de ciclos de carga que ela passou.

Ainda não é possível ver diretamente o estado de saúde da bateria no Android, mas parece que isso vai mudar em breve. A novidade já está presente na versão beta 2 do Android 14 QPR2, sendo que “QPR” é o termo técnico para atualizações intermediárias do sistema, que trazem melhorias específicas para dispositivos Pixel.

O Android 14 agora inclui as interfaces de programação de aplicativos (APIs) necessárias para acessar informações da bateria. O próximo passo é implementar os recursos no sistema para que essas informações possam ser exibidas em uma página de status.

Até o momento, o Android não oferece nativamente a capacidade de verificar detalhes específicos sobre a saúde da bateria. O sistema apenas indica se a bateria está em bom estado ou não. Em contraste, sistemas concorrentes, como o iOS 11.3 do iPhone desde 2018, já apresentam essa funcionalidade.

Atualmente, para obter uma estimativa sobre a saúde da bateria no Android, é necessário recorrer a aplicativos de terceiros, como o AccuBattery.

A saúde da bateria é uma medida que indica a porcentagem da capacidade original que ainda está preservada. Para entender melhor, se um dispositivo possui uma bateria com capacidade nominal de 5.000 mAh e sua saúde da bateria está em 80%, isso significa que, na prática, ela é capaz de armazenar apenas 4.000 mAh.

Assim como outros componentes eletrônicos, as baterias sofrem desgaste ao longo do tempo devido aos ciclos de carga e descarga. O indicador de saúde da bateria é útil para determinar se é hora de procurar assistência técnica e substituir a bateria por uma nova. Geralmente, recomenda-se a substituição quando a saúde da bateria cai abaixo de 70%. Isso significa que a capacidade de armazenamento foi significativamente comprometida, afetando o desempenho geral do dispositivo. Portanto, ao monitorar regularmente a saúde da bateria, os usuários podem tomar decisões informadas sobre a manutenção e garantir um desempenho adequado de seus dispositivos móveis.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários