26/04/2024

Operadora Linktel implanta WiFi 6E no Estádio do Morumbi

De acordo com a empresa, no anel superior do estádio a tecnologia atingiu velocidades de download de 1,2 Gbps e upload de 1,0 Gbps.

A Linktel, operadora de telecomunicações, implantou a tecnologia WiFi 6E em sua rede disponibilizada no estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. Segundo a empresa, é um marco na tecnologia de Internet para grandes aglomerações. Torcedores, imprensa e membros dos diferentes departamentos do clube poderão utilizar conexão para utilizar redes sociais, responder mensagens ou gravar vídeos.

A tecnologia WiFi 6E foi implantada na área dos camarotes, no anel superior do estádio onde atingiu velocidades de download de 1,2 Gbps e upload de 1,0 Gbps. A tecnologia foi testada com bastante sucesso no jogo final da Copa do Brasil, dia 24 de setembro, entre São Paulo e Flamengo que teve mais de 63 mil pagantes. A Linktel atendeu mais de 30.000 conexões simultâneas, onde o WiFi 6E garantiu bandas superiores a 580 megas por celular.

André Ferreira, diretor de tecnologia da Linktel, ressalta que o novo padrão de WiFi deve reduzir as interferências e entregar maiores velocidades aos usuários.

“Essa tecnologia funciona como uma realidade aumentada e permite a transmissão de vídeos em resolução 8K. A Linktel adotou um equipamento de WiFi muito robusto e desenhado para ambientes com alta concentração de pessoas, como shopping centers e aeroportos internacionais. O estádio do Morumbi deve ser a primeira arena esportiva das Américas a adotar em definitivo esse padrão de tecnologia”, explica.

A rede WiFi da Linktel está disponível no Morumbi desde 2014, mas é a primeira vez que o padrão WiFi 6E foi testado em uma arena esportiva para grande público. A tecnologia também já foi utilizada em alguns estádios com alta concentração de pessoas dos Estados Unidos como o SoFi Stadium, em Los Angeles, Califórnia e o Allegiant Stadium, em Las Vegas, Nevada. Além da Linktel, participam do projeto do WiFi 6E a Mundivox e a W.B.A.

Coco Bambu adota WiFi 6E com Linktel

Em maio, a empresa também já testou a tecnologia no restaurante Coco Bambu, no Shopping Iguatemi Alphaville, em São Paulo. O projeto também contou com a participação da Mega Telecom, que fornece a conexão de banda larga para a internet, e a Cisco, que oferece os pontos de acesso WiFi 6E.

Na época, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), precisou conceder uma autorização de uso temporário da conexão, que pode ser acessada por dois meses. No início dos testes, foi possível alcançar 2.4 Gbps de velocidade de download e 2.1 Gbps de velocidade de upload, com latência de 2,65 ms. O WiFi, porém, só pode ser conectado a smartphones compatíveis, como do iPhone 11 em diante e do Samsung Galaxy S10 em diante, por exemplo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários