21/04/2024

Liberdade na internet no Brasil é caracterizada como parcial, segundo relatório

Mundialmente, o país ocupa a 23º posição, com 64 pontos de um total de 100 possíveis, enquanto que na América Latina ocupa a 4ª colocação.

De acordo com um relatório anual da organização americana Freedom House, o Brasil é 23º país no ranking de liberdade na internet, classificado na zona amarela, que indica as nações onde a liberdade é parcial. O país obteve 64 pontos de um total de 100 possíveis, perdendo um ponto em relação a 2022.

Dessa pontuação, 20 se refere a obstáculos ao acesso, 23 para limites de conteúdo e 21 para violações dos direitos dos usuários. Quando o relatório limita a América Latina, o Brasil ocupa a quarta posição, situado na faixa que indica “liberdade parcial” junto com Equador, Colômbia, Nicarágua, e México. Países como Cuba e Venezuela foram classificados como sem liberdade, enquanto Argentina e Costa Rica estão no bloco de nações onde a internet é livre.

A pontuação é atribuída pela Freedom House com base na incidência de obstáculos ao acesso (incluindo preço dos serviços de conexão), limites para o conteúdo e violações dos direitos dos usuários. O levantamento levou em conta o período de junho de 2022 a maio de 2023.

Entre as conclusões apontadas no relatório, está que a liberdade na Internet no Brasil diminuiu ligeiramente em meio a uma eleição presidencial intensamente contestada e à violência política antidemocrática registrada na capital em 8 de janeiro de 2023.

Nesse cenário, uma parte significativa foi alimentada por campanhas de desinformação online, conduzidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, afetando a confiança no sistema de votação do país, assim como o resultado das eleições de outubro de 2022. Com isso, houve ações dos tribunais brasileiros para remover falsas alegações, incluindo restrições de contas de usuários.

Liberdade na internet globalmente

O relatório da Freedom House aponta que a liberdade na internet diminuiu no mundo pelo 13º ano consecutivo, e o “poder repressivo” da inteligência artificial (IA) representa uma ameaça para o futuro, segundo a nova edição do relatório anual da organização americana Freedom House.

No ranking global, a Islândia assume o primeiro lugar de liberdade na internet, enquanto a China ocupa a última posição. O Irã foi o país que registrou o maior declínio entre as nações pesquisadas este ano.

Dos 70 países analisados, as condições dos direitos humanos online deterioraram-se em 29, enquanto apenas 20 países registaram avanços, segundo o relatório. Para a Freedom House, as inovações estão “remodelando uma internet que já estava gravemente ameaçada”, alertando para o risco de a inteligência artificial generativa (IA) potencializar as campanhas de desinformação online, uma vez que a tecnologia é capaz gerar texto, áudio e imagens rapidamente mais sofisticadas, acessíveis e fáceis de utilizar, estimulando uma escalada preocupante das táticas de desinformação.

Ano passado, o relatório aponta que a IA foi utilizada em pelo menos 16 países – incluindo o Brasil, citado por um vídeo deepfake – para semear dúvidas, difamar os oponentes ou influenciar o debate público, diz o estudo:

“A IA permitiu aos governos melhorar e refinar a sua censura online. […] Os governos autoritários tecnicamente mais avançados do mundo responderam às inovações na tecnologia de chatbot de IA, tentando garantir que as aplicações cumpram ou reforcem os seus sistemas de censura”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários