06/04/2024

Brasil amplia acesso ao 5G em 432 municípios a partir de segunda-feira

Rede 5G foi liberada para chegar a mais outras cidades pelo interior do Brasil, restando o trabalho das operadoras para liberarem o sinal.

A partir de segunda-feira, 23 de outubro, um total de 432 municípios no Brasil terá acesso à tecnologia 5G, graças à ativação da faixa de frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que é uma entidade vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom). Essa faixa de frequência é essencial para a implementação da quinta geração de redes móveis em áreas geográficas específicas.

5G

Essa decisão foi tomada após uma reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) que ocorreu em 18 de outubro. O objetivo principal é cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, mas também pressionar as operadoras para anteciparem a implementação da tecnologia e melhorarem a qualidade da cobertura em regiões que enfrentam problemas de sinal ou que ainda não têm acesso à rede.

Isso significa que agora um total de 2.456 municípios estão autorizados a utilizar estações 5G Standalone, beneficiando cerca de 156 milhões de brasileiros, o que representa aproximadamente 73% da população do país. Essa expansão da infraestrutura 5G é um passo importante na modernização das comunicações no Brasil, trazendo benefícios como maior velocidade de internet móvel, menor latência e suporte para tecnologias avançadas, como a Internet das Coisas (IoT) e veículos autônomos.

Para facilitar o acompanhamento da disponibilidade da faixa de frequência de 3,5 GHz em diversos municípios, a Anatel oferece um painel de dados que apresenta informações sobre os municípios onde essa faixa já foi liberada e também detalha o planejamento aprovado para as futuras liberações.

É fundamental destacar que a liberação da faixa não implica necessariamente na instalação imediata das redes de quinta geração (5G) nas áreas em questão. A instalação antecipada de infraestrutura de 5G em cada cidade depende da estratégia de cada empresa prestadora de serviços de telecomunicações.

Conforme o planejamento atual e o progresso das atividades relacionadas à migração e desocupação das frequências por parte das empresas, a previsão é que até junho de 2024, um total de 3.677 municípios tenham a faixa de 3,5 GHz liberada. Esse marco representa um avanço significativo em relação ao planejamento inicial estabelecido no Edital do 5G, indicando um progresso substancial na implementação da tecnologia 5G em todo o país.

Confira aqui a lista completa de cidades que serão contempladas com a nova atualização.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários