05/04/2024

TV Digital e novos canais de rádio chegaram a 72 cidades em agosto

Ministério das Comunições afirmou que neste mês foi feito um grande número de liberação de sinal da TV Digital, rádio e outros serviços.

O Ministério das Comunicações (MCom) fez uma relação das ações que tomou durante o mês de agosto. Entre elas destacou uma série de medidas importantes relacionadas à expansão dos serviços de TV Digital e Rádio em diversas regiões do Brasil.

MCom

Em um anúncio, o MCom concedeu autorização para a implantação de serviços de TV Digital e Rádio em 72 municípios do país. Essa ação representa um avanço na melhoria das experiências de entretenimento e informação para mais de 8,1 milhões de pessoas que residem nessas localidades.

Um dos principais destaques dessa iniciativa foi a outorga de concessões para o serviço de retransmissão de televisão em caráter primário e com tecnologia digital. Essa medida beneficiou mais de 5 milhões de moradores em 39 municípios distribuídos em sete estados do país. Isso significa que um grande número de brasileiros agora terá acesso a uma variedade de canais de televisão com qualidade de transmissão digital, o que resultará em imagens mais nítidas e som de melhor qualidade.

Além disso, o MCom afirma ter demonstrado seu compromisso com a modernização dos meios de comunicação ao conceder à Câmara dos Deputados a autorização para a execução do serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens em tecnologia digital (TVD) em mais quatro municípios do Brasil. Essa medida permitirá que quase um milhão de pessoas tenham acesso à programação da TV Câmara com altíssima qualidade, proporcionando uma experiência de visualização de alto padrão e garantindo o acesso à informação e ao debate político em todo o país.

Veja abaixo uma relação das ações que o Ministério das Comunicações autorizou relacionadas à radiodifusão no Brasil, durante esse mês:

  1. Amazônia Legal: O serviço de Retransmissão de Rádio (RTR) foi autorizado em nove municípios da Amazônia Legal, beneficiando mais de 309 mil moradores com programação em frequência modulada (FM) de alta qualidade.
  2. Expansão do FM: O MCom concedeu permissões para novas estações de rádio FM em 12 municípios, atendendo a mais de um milhão de ouvintes. São Paulo recebeu quatro outorgas, seguido por Amazonas com três, Bahia e Rio Grande do Sul com duas cada, e Mato Grosso com uma.
  3. Radios Comunitárias: Oito entidades receberam autorização para operar rádios comunitárias por um período de dez anos, sem exclusividade. A execução do serviço depende da deliberação do Congresso Nacional, conforme a Lei 9.612/98, com um prazo de seis meses a partir da publicação para iniciar o serviço.
  4. Serviços Comerciais: O MCom assinou três contratos de adesão, sendo dois para a execução do serviço de radiodifusão sonora em FM em Urânia (SP) e Muniz Freire (ES), e um para radiodifusão sonora em onda média em Nova Mutum (MT). Isso beneficiará os moradores desses municípios com uma variedade de programação de rádio comercial.
ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários