12/04/2024

WhatsApp: novos participantes de grupos poderão ver conversas antigas

Testes do WhatsApp estão preparando essa surpresa para aqueles novos integrantes em grupos. Recurso é semelhante ao que já existe nos Canais.

O WhatsApp lançou uma atualização para sua versão beta no Android, chamada de série 2.23.18.5, que traz um novo recurso voltado para grupos. Esta atualização, lançada nesta quarta, 23, tem como foco principal aprimorar a experiência dos administradores de grupos. Agora, os administradores têm a capacidade de ativar uma opção que permite que os novos participantes vejam mensagens enviadas até 24 horas antes de sua entrada no grupo.

WhatsApp

Essa informação foi divulgada pelo site especializado WABetaInfo e se aplica principalmente aos grupos “padrão”, embora não haja confirmação de que a mesma funcionalidade estará disponível para as Comunidades. Essa nova opção proporciona maior controle aos moderadores do grupo e pode ser particularmente útil em conversas relacionadas a atividades de trabalho.

Este recurso é semelhante a uma funcionalidade já existente nos Canais do WhatsApp, uma das novas seções introduzidas recentemente na plataforma. Nos Canais, os novos membros podem visualizar mensagens enviadas até 30 dias antes de sua entrada. Embora o período de tempo seja significativamente menor nos grupos convencionais, a mecânica é a mesma, permitindo que os novos participantes tenham acesso a mensagens anteriores para melhor compreensão do contexto do grupo.

A função de compartilhamento do histórico de mensagens possui um propósito particularmente valioso em situações em que um novo membro se junta a um projeto já em andamento, mas entra com um certo atraso por algum motivo. Antes da existência dessa função, a única maneira de manter esse novo membro atualizado era copiar manualmente as mensagens anteriores, o que demandava tempo e esforço. Portanto, essa funcionalidade pode ser considerada uma forma de automatização desse processo.

No entanto, essa funcionalidade também apresenta desvantagens que precisam ser consideradas. A capacidade de acessar mensagens antigas pode abrir a possibilidade de que o novo membro se depare com conteúdos que possam não ser apropriados para ele, como mensagens de teor sensível ou até mesmo ofensivo. Para lidar com essa potencial preocupação, o WhatsApp planeja implementar um aviso que informará os usuários quando o histórico de mensagens estiver sendo compartilhado dessa maneira.

Por ora, essa capacidade de compartilhar o histórico de conversas está limitada aos participantes do programa Google Play Beta no sistema operacional Android. A empresa responsável pelo WhatsApp, a Meta, tem a intenção de disponibilizar essa funcionalidade para o público em geral após obter feedback satisfatório dos testadores. No entanto, ainda não há uma data exata definida para quando essa implementação ocorrerá.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários