21/04/2024

MCom entrega 100 computadores em complexo da Maré, no Rio de Janeiro

Ação do MCom, Ministério das Comunicações, faz parte dos projetos de incentivo a inclusão digital pelo Brasil.

Com o objetivo de fomentar a inclusão digital entre crianças e jovens, uma iniciativa conjunta liderada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, realizou a entrega de 100 computadores a seis escolas e 16 associações de moradores situadas no Complexo da Maré. Essa ação ocorreu no dia 28 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro.

Digital

Cada uma das escolas contempladas receberá um Ponto de Inclusão Digital (PID), que consiste em um espaço equipado com 10 computadores doados pelo Ministério das Comunicações (MCom). O propósito desse ambiente é proporcionar treinamento digital aos estudantes da comunidade, contribuindo para a expansão de suas habilidades e competências no mundo digital.

O ministro Juscelino Filho ressaltou a importância desses equipamentos no contexto das crianças e jovens beneficiados. Afirmou que essa ação vai fazer uma grande diferença na vida dessa população e ainda destacou que é uma determinação do presidente levar inclusão digital para os locais mais necessitados do Brasil.

“Estamos entregando equipamentos que realmente vão fazer a diferença na vida dessas crianças e jovens. E é nessa direção que temos buscado fortalecer cada vez mais as políticas públicas que estamos liderando através do Ministério das Comunicações. Levando inclusão digital para as comunidades, estaremos reduzindo as desigualdades e promovendo inclusão social. Essa é a determinação do presidente Lula e estamos investindo pesado para mudar a realidade do nosso país”.

A ação está inserida no âmbito do Programa Computadores para Inclusão, o qual apoia e facilita iniciativas voltadas à promoção da inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC).

Desde sua criação, o programa já recondicionou e doou um total de 29,8 mil computadores para instituições de 698 municípios brasileiros. A implementação desses recursos resultou na instalação de 2,1 mil Pontos de Inclusão Digital, contribuindo para o descarte correto e consciente de 1,6 mil toneladas de resíduos eletrônicos.

Juscelino Filho explorou a favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, e conheceu projetos sociais do Centro do Afroreggae. Em um ano, os Centros já ajudaram mais de 200 mil jovens com cursos de inglês, programação de jogos, incluindo games como Free Fire, Valorant, League of Legends, Pokemon e Fifa.

Em parceria com a IHS Towers, os Centros do Afroreggae no Complexo da Maré proporcionam conectividade móvel por meio de instalações compactas de telecomunicações em residências, dispensando torres e postes. Isso permite que os moradores acessem internet móvel 4G e 5G nas favelas.

O ministro Juscelino Filho e representantes da prefeitura do Rio de Janeiro visitaram uma dessas soluções de conectividade da IHS na Maré, que anunciou a instalação de mais de 300 pontos de conexão em favelas e áreas periféricas cariocas. A empresa britânica focada em mercados emergentes está impulsionando essa iniciativa.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários