05/04/2024

Empresa alemã anuncia compra da Cinco Telecom, MVNO do grupo J. Safra

Com a aquisição, a Emnify, uma provedora de conectividade M2M e IoT, pode operar no Brasil como uma operadora móvel virtual autorizada.

A alemã Emnify (provedora de conectividade M2M e IoT) chegou ao Brasil a menos de um mês e acaba de adquirir a Cinco Telecom, operação de telecomunicações do Grupo J. Safra. Com isso, o grupo se torna uma operadora móvel virtual (MVNO) autorizada, e junto com um acordo para uso da rede da Claro, pode operar no país. O valor do negócio não foi divulgado.

Entretanto, a aquisição da Cinco Telecom não embarca a carteira de clientes ou mesmo o quadro de funcionários. Em 2021, o grupo Safra, em um movimento estratégico, vendeu seu portfólio de usuários, com quase 400 mil chips ativos para a Claro.

O entendimento era de que, apesar de conferir mais qualidade às maquininhas e a outros serviços do banco, a operação adicionava complexidade. “Com o passar do tempo, o segmento não demonstrou ser estratégico nem complementar para as operações do grupo”, afirma o Safra em nota.

O diretor-geral da Emnify no Brasil, Carlos Campos, afirmou ao Teletime que a aquisição da empresa foi estratégica. “[A Cinco Telecom] é bastante estruturada do ponto de vista de licenças, acordos com a Claro e tem uma reputação intocável durante o tempo que operou junto da Anatel, com muita qualidade. Ela possuía esse acordo de atacado com a Claro e, obviamente, a licença de MVNO autorizada, que nos dá a possibilidade de entrar no País com muito mais velocidade, qualidade e com toda a força que a gente espera desse mercado, que ainda vai crescer bastante“, contou.

Com projeção positiva para o crescimento no setor de Internet das Coisas, a Emnify pretende atrair clientes corporativos que precisam fazer a gestão de uma infraestrutura de IoT.

Assim como na operação internacional, a Emnify pretende atrair clientes corporativos que precisem fazer a gestão de uma infraestrutura de IoT. Setores que operam com rastreamento e telemetria, rede de abastecimento de veículos elétricos, empresas de seguro e meios de pagamento são os principais alvos.

“Pela primeira vez, em 2022, as MVNOs Autorizadas representaram mais de 60% do crescimento do mercado de IoT. Isto indica que os clientes estão abertos a novas alternativas e em busca de inovação”, disse Campos. O executivo conta que o grande objetivo da empresa é “tornar fácil que fabricantes de hardware e integradores embarquem conectividade IoT nos seus projetos”.

Com a chegada no Brasil, a empresa alemã também marca a estreia de seus negócios na América Latina. Até o momento, não há planos oficiais para entrar em outros países.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários