06/04/2024

Brics: China comenta avanços do Brasil na implementação do 5G

Reunião do Brics contou com a participação de Juscelino Filho e outros representantes, onde falaram do 5G no Brasil.

O ministro Juscelino Filho está seguindo um itinerário na reunião dos ministros de Comunicações do Brics, um agrupamento constituído por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, na capital sul-africana, Cidade do Cabo, nestes dias de quinta-feira (3/8) e sexta-feira (4/8).

Brics


Juscelino realizou um encontro com o vice-ministro chinês da Indústria e Tecnologia da Informação, Zhang Yunming, que reconheceu os progressos do Brasil na implementação da tecnologia 5G e manifestou o desejo de colaborar para o êxito da nação na ampliação da aplicação dessa tecnologia.

O ministro Juscelino Filho declarou que a China é um significativo parceiro do Brasil no estabelecimento do 5G e que nutre um substancial interesse na intercâmbio de conhecimentos com a China sobre o tema.

“Hoje, o Brasil vive um novo momento no que diz respeito à pesquisa, desenvolvimento e inovação. O novo governo está disposto a investir recursos na área de pesquisa. Nos próximos anos, teremos investimentos da ordem de quase R$ 40 bilhões na implantação do 5G”.

Yunming afirmou que o Brasil está progredindo rapidamente no processo de instauração do 5G e que a China está pronta para contribuir com a estratégia nacional de digitalização da economia.

“Percebemos que o Brasil tem acelerado o processo de implementação do 5G e estamos dispostos a colaborar para a estratégia brasileira de digitalização da economia. Podemos apoiar-nos mutuamente para a construção de think tanks de alto nível”,

Neste momento, o progresso da China na adoção do 5G é notável, com quase 3 milhões de estações de base implementadas e 500 mil casos de utilização da tecnologia, especialmente na esfera industrial.

O parceiro asiático do Brasil também está explorando ativamente o desenvolvimento e a aplicação da próxima geração de conectividade móvel, o 6G. Naquela região, o 5G não apenas elevou os níveis de eficiência em diversas indústrias, mas também aprimorou a segurança dos trabalhadores e dos processos.

As próximas etapas do governo do Brasil em relação à quinta geração de informações móveis, conforme suas declarações, abarcam a diminuição dos valores dos dispositivos móveis que são compatíveis com essa tecnologia, com o intuito de estimular a disseminação do uso do 5G em aparelhos portáteis voltados para a parcela da sociedade com recursos limitados. De acordo com o titular da pasta, tal medida é uma diretiva do chefe de Estado, Luiz Inácio Lula da Silva.

ViaMCom

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários