12/04/2024

Brasil é o novo lider do GT de Economia Digital do G20

Após participação na reunião que aconteceu na Índia, o próximo encontro do G20 sobre essa pauta será presidido pelo Brasil.

O Brasil assumirá a próxima liderança no Grupo de Trabalho em Economia Digital do G20, uma importante plataforma internacional de discussões sobre questões econômicas relacionadas à transformação digital. Esta presidência ocorrerá no ano de 2024 e terá como palco o território brasileiro. A determinação das temáticas prioritárias a serem debatidas durante o encontro ministerial foi apresentada pelo Ministério das Comunicações (MCom) durante a reunião realizada em Bengaluru, na Índia, no último sábado, 19 de agosto.

G20

O Grupo de Trabalho em Economia Digital do G20, durante a liderança brasileira, direcionará seus esforços para abordar os seguintes temas de grande relevância:

  1. Conectividade Universal e Significativa: A busca por garantir que todas as pessoas, independentemente de sua localização geográfica ou condição socioeconômica, tenham acesso a serviços de conectividade digital de qualidade. Isso inclui tanto a infraestrutura de rede quanto a disponibilidade de dispositivos e tecnologias.
  2. Inteligência Artificial e seus Riscos: O foco recai sobre os impactos e desafios trazidos pela inteligência artificial (IA). Além de explorar os benefícios, será necessário discutir medidas de mitigação de riscos, ética no uso da IA e regulamentações adequadas para um desenvolvimento tecnológico responsável.
  3. Combate à Desinformação: Diante do contexto digital em constante evolução, a disseminação de informações falsas representa um desafio significativo. O grupo de trabalho buscará estratégias e ferramentas para lidar de forma eficaz com a desinformação e suas consequências.
  4. Governo Digital e Continuidade da Infraestrutura: Neste aspecto, a presidência brasileira visa dar sequência aos esforços promovidos pela presidência indiana, em relação à infraestrutura digital. O enfoque recairá sobre como as entidades governamentais podem utilizar a tecnologia para melhorar a prestação de serviços públicos, aumentar a transparência e fortalecer a participação cidadã.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou, por meio de uma declaração pública divulgada durante o fim de semana, que a abordagem central da liderança brasileira no Grupo de Trabalho em Economia Digital do G20 será a promoção de uma inclusão digital abrangente, buscando garantir que os benefícios da economia digital alcancem todos os setores da sociedade brasileira e global.

“O Brasil, como a próxima Presidência do G20, espera aproveitar as conquistas das presidências anteriores para continuar a promover uma abordagem inclusiva, sustentável, orientada para o desenvolvimento e centrada no ser humano, com os objetivos fundamentais de realizar todo o potencial da economia digital para todos, melhorando a vida das pessoas e eliminando as barreiras digitais. Saudamos, portanto, os planos do Brasil de trabalhar nos temas de conectividade universal e significativa; inteligência artificial; integridade e confiança da informação no ambiente digital; e governo digital”.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários