26/04/2024

Empresa brasileira fornecerá motores elétricos para SpaceX

Principal empresa de Elon Musk, a SpaceX, anunciou parceria com uma empresa brasileira para produção de alguns motores.

A WEG, a grande empresa presente no Brasil parte da indústria de motores elétricos, conquistou uma parceria de destaque ao ser selecionada por ninguém menos que o magnata bilionário Elon Musk para fornecer motores à SpaceX, sua empresa aeroespacial. A relevância dessa parceria reside no fato de que os motores de propulsão dos foguetes da SpaceX consomem uma grande quantidade de oxigênio.

SpaceX

Com a demanda crescente por oxigênio, a SpaceX optou por estabelecer uma unidade de autoprodução desse gás, evitando a necessidade de comprá-lo de terceiros. Para isso, a empresa pretende empregar os motores da WEG em plataformas de produção de oxigênio em alto mar, integrados a compressores usados nos mecanismos de separação de ar, fundamentais para o funcionamento eficiente dos foguetes.

A escolha da WEG como fornecedora se baseou em dois fatores cruciais: a qualidade excepcional de seus motores e a impressionante agilidade demonstrada pela companhia em personalizar uma linha de produtos de forma rápida e eficiente. Essa habilidade em customizar soluções sob medida foi determinante para atender às especificações exigentes da SpaceX e a velocidade de desenvolvimento foi um dos principais diferenciais na decisão final de Elon Musk.

A colaboração entre a WEG e a SpaceX representa um marco significativo para ambas as empresas. Para a WEG, é a oportunidade de expandir seus horizontes e solidificar ainda mais sua posição como a maior fabricante de motores elétricos do mundo. Por outro lado, para a SpaceX, a parceria com uma empresa renomada e experiente no setor industrial confere uma vantagem competitiva ao contar com motores de alta qualidade e desempenho em seus foguetes.

Além disso, essa iniciativa também contribui para a busca de soluções mais sustentáveis, visto que a autoprodução de oxigênio reduzirá a dependência de recursos externos e ajudará a minimizar o impacto ambiental das operações espaciais.

Em suma, a escolha da WEG pela SpaceX é uma demonstração clara do reconhecimento da qualidade e expertise brasileira no setor industrial, ao mesmo tempo em que impulsiona a busca por inovações e soluções cada vez mais eficientes e ambientalmente conscientes no campo da exploração espacial.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários