22/04/2024

Uso do Android 13 cresce, mas Android 11 ainda é o mais usado

Android 11 segue sendo o mais popular em relação às outras versões, estando presente em 23,1% dos aparelhos ativos.

De acordo com dados mais recentes do Google, o Android 11 ainda é a versão do sistema operacional mais usada pelos usuários com aparelhos ativos. Já o Android 13, que é a versão mais atualizada da plataforma, ainda não é tão popular, e está presente apenas em 14,7% dos dispositivos.

Embora seja uma porcentagem maior do que a apresentada em abril, que foi de 12,1%, ainda está distante do topo e tende a se fragmentar ainda mais com o futuro Android 14, que deve chegar nos próximos meses.

O Android 11, começou a ser disponibilizado pela Google em 2020, e segue sendo o mais popular em relação às outras versões, estando presente em 23,1% dos aparelhos ativos, cuja liderança consegue manter desde o ano passado.

O ranking dos sistemas operacionais do Google mais usados são:

  • Android 11 – 23,1%
  • Android 12 – 16,3%
  • Android 10 – 17,8%
  • Android 13 – 14,7%
  • Android 9 (Pie) – 11,9%
  • Android 8 (Oreo) – 8,3%
  • Android 7 (Nougat) – 3%
  • Android 6 (Marshmallow) 2,3%
  • Android 5 (Lollip) – 1,8%
  • Android 4.4 (KitKat) – 0,5%

O levantamento se trata de uma coleta de estatísticas sobre vários dispositivos que o Google faz periodicamente em todo o mundo que executam o sistema operacional, mas mais especificamente, aqueles que se conectaram à Play Store durante um determinado período de sete dias – e os oferece aos desenvolvedores por meio do Android Studio.

Neste relatório, também foi apontado que houve uma queda do uso das versões do Android 12. 11 e 10, o que significa que alguns usuários estão atualizando seus sistemas, mas nem todos estão migrando para versões mais referentes da plataforma, ou estão migrando para outros rivais, como o iOS.

Vale lembrar também que, nos últimos meses, houve uma queda na quantidade de aparelhos comercializados, o que também contribui para a redução da base de aparelhos atualizados.

Curiosamente, a única outra versão do Android a ver crescimento entre abril e junho é o Android Oreo, que passou de 6,7% para 8,3% (embora ainda abaixo dos 9,5% em janeiro).

Vale ressaltar a importância de atualizar os smartphones com versões mais recentes do Android, pois o uso de sistemas operacionais mais antigos não é o ideal, já que essas plataformas não recebem mais atualizações de otimização de desempenho ou segurança contra novas vulnerabilidades.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários