17/04/2024

Consumidor x Netflix: veja o que advogado diz sobre compartilhamento de senhas 

Com as novas medidas da Netflix contra o compartilhamento de senhas muitos consumidores se sentiram injustiçados. Será que a justiça pode ajudar?

Você é cliente da Netflix e tem se questionado se vale a pena recorrer na justiça em relação às novidades sobre compartilhamento de senha? Desde que a plataforma lançou essa atualização no Brasil diversos Procons pelo país tem se posicionado em favor do consumidor, fazendo diversos questionamentos a empresa. 

Mas será que os clientes vão ter vez por aqui como no caso Apple x Carregadores? Caso não se lembre, desde que a empresa deixou de incluir os carregadores na venda dos iPhones, a justiça brasileira tem travado briga com ela, pois muitos entendem que se trata de uma venda casada. A medida não gerou tanto burburinho lá fora como foi no Brasil.

De igual forma, está sendo com a Netflix. Há alguns meses a empresa estabeleceu essa nova conduta e quando chegou ao Brasil isso causou tanta estranheza que o Órgão de Defesa do Consumidor já interferiu. Mas, vai valer a pena essa briga?

Relembre a nova medida da Netflix

A Netflix anunciou que não vai mais permitir o acesso das contas em outras residências. Aqui o anúncio que a empresa fez: 

“A partir de hoje, começaremos a enviar este email para assinantes no Brasil que compartilham a conta Netflix fora da própria residência. A conta Netflix deve ser usada por uma única residência. Todas as pessoas que moram nesta mesma residência podem usar a Netflix onde quiserem, seja em casa, na rua, ou enquanto viajam. Além disso, podem aproveitar as vantagens dos novos recursos como “Transferir um Perfil” e “Gerenciar Acesso e Aparelhos”.  Sabemos que nossos assinantes têm muitas opções de entretenimento. Por isso continuamos investindo na variedade de filmes e séries, garantindo que independentemente do seu gosto, humor, idioma, ou com quem você assiste, sempre tenha algo para você na Netflix.”

Quem quiser continuar usando a conta de outra pessoa deverá pagar R$ 12,90 por acesso extra. Ou Transferir o perfil para uma nova conta. Com isso, o Procon de diversos locais emitiram notificação para empresa:

  • O Procon de São Paulo quer saber da empresa se ela está adotando um novo critério de cobrança e como ele funciona;
  • O Procon do Rio Grande do Sul também pediu explicações à plataforma alegando que a ferramenta não é TV a cabo, o que significa que não precisa ser usada em endereço fixo. E ainda explicou que essa notificação é um primeiro passo para um processo administrativo;
  • Recentemente, em outros estados houve novos posicionamentos. Confira aqui.

Dentro disso: vale a pena o consumidor buscar a justiça contra a Netflix? 

A equipe do Minha Operadora, consultou o advogado Abraão Pires para saber quais as “previsões” que podem ser feitas e, principalmente, o que o consumidor pode esperar, se vale a pena buscar a justiça para confrontar o streaming. 

“A priori, acredito que não. As relações consumeristas devem reger-se sob o princípio da boa-fé objetiva, prezando-se pelos padrões sociais de ética. A conduta do compartilhamento de senhas, claramente, denota prejuízo para a empresa que deixa de captar novos clientes – os que já dividem conta com outro”, afirmou Abraão Pires. 

Ele ainda acrescentou que, com base no novo metodo da empresa de impedir a prática – que é a identificação da residência do titular com base no IP dos dispositivos conectados – caberia uma discussão, sim, acerca de como se daria para pessoas que viajam e/ou possuem residências diversas, até mesmo por força do art. 71 do Código Civil, que diz que a pessoa com várias residências, qualquer uma poderá ser considerada domicílio. 

Ao ser questionado se a Netflix corre o risco de ser punida no Brasil diante dessa nova postura, uma vez que ela já fez diversas propagandas sobre compartilhamento de senhas, ele disse o seguinte:

“Num primeiro momento, acredito que não. Talvez seja mais possível que a empresa seja convocada pelas autoridades brasileiras para que adeque as inovações e sane vícios relacionados ao método adotado para impedir a prática do compartilhamento”.

O consumidor sempre pode recorrer quando se sentir lesado

Independente de qualquer estimativa, se o consumidor se sentir lesado por conta das novas medidas da Netflix, ele pode buscar por seus direitos de qualquer maneira, como explicou o advogado:

“A via administrativa, no atual momento, seria o mais adequado. Através de reclamação no PROCON, o consumidor pode buscar esclarecimentos e providências da Netflix no que tange ao compartilhamento quando tiver mais de uma residência ou quando precisar utilizar a conta em lugar diverso de seu domicílio”.

A Netflix ainda não fez nenhum pronunciamento, nem respondeu publicamente nenhuma das notificações dos Procons. As novas medidas sobre compartilhamento de senha já estão válidas no Brasil. 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários