27/04/2024

Brasileiros passam cerca de 91h semanais conectados à internet, aponta pesquisa

Em uma semana típica, estudo calculou que as pessoas passam mais de 91 horas online, o equivalente a quase quatro dias; saiba detalhes.

De acordo um levantamento realizado pela NordVPN, especialista em cibersegurança, o tempo médio semanal que os brasileiros ficam online cresceu. Em média, os brasileiros ficam conectados na internet das 8h33 da manhã até às 22h13 da noite, considerando apenas correspondentes maiores de 18 anos.

Do total de 91 horas semanais que ficam online, pouco mais de 18 horas são gastas com trabalho, enquanto que as restantes (72 horas) são direcionadas para atividades diversas. Desse tempo, a maior quantidade de tempo é consumindo filmes e séries em streaming, com mais de 13 horas. Em seguida, acompanhando vídeos pelo YouTube, com média de 12 horas e 8 minutos. Em terceiro lugar, com 11 horas e 19 minutos semanais, são dedicados ao entretenimento em mídias sociais como Facebook, WhatsApp e Instagram.

Considerando uma semana típica, foi calculado que as pessoas passam mais de 91 horas online, o equivalente a quase quatro dias. Em um ano, é o equivalente a 197 dias, e considerando a expectativa de vida média da população do país, que é de 75,9 anos, compreende mais de 41 anos conectados na internet.

Ainda de acordo com a pesquisa, 43,5% dos entrevistados dependem da internet para a maior parte de seus hobbies, enquanto que 36% não conseguem imaginar seu dia sem estar conectados. Uma prática comum aos brasileiros é o compartilhamento excessivo de informações pessoais. Entre os dados mais divulgados publicamente estão nomes e sobrenomes (91,5%), data de nascimento (86,1%), endereço completo (81,4%), status de relacionamento (43,9%), cargo (40,6%) e informações bancárias (29%).

Pela internet, a população conduz toda a sua vida, desde aos momentos de lazer a tratamento de negócios, como pagamentos. Mas Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN, alerta para questões de segurança. “Hoje, a maior parte de nossas vidas pode ser conduzida online, desde pagamentos até entretenimento, como filmes, séries e jogos, por isso devemos prestar atenção às ameaças cibernéticas. Tenha cuidado com o conteúdo recebido, como anexos e links, e verifique o remetente, eles podem ser um sinal de fraude”.

Acontece que entre trabalho e diversão, muitas ameaças passam despercebidas.

“A maioria de nós procura facilitar e enriquecer nosso dia a dia com várias plataformas e serviços online, no entanto quase ninguém pensa na segurança online e na privacidade dos dados fornecidos a aplicativos e sites, o que aumenta o risco de se tornar outra vítima de criminosos cibernéticos”, afirma.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários