23/04/2024

Apple anuncia macOS 14; veja quais dispositivos vão receber atualização

Em dia de anúncios especiais, a Apple divulgou a novidade sobre atualização do macOS, sistema operacional dos seus computadores.

A Apple anunciou oficialmente nesta segunda, dia 5 de junho, o lançamento de uma nova atualização do seu sistema operacional para computadores, o macOS 14. Essa atualização recebeu o nome de Sonoma, em referência a uma cidade famosa no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, conhecida pelo cultivo de uvas, construções históricas e por estar cercada por uma cadeia de montanhas.

macOS

Além de revelar as novidades dessa plataforma, a Apple também divulgou a lista de dispositivos que serão compatíveis com essa atualização. E o melhor de tudo é que a atualização será gratuita. Abaixo, você pode conferir quais são os modelos de cada linha de dispositivos que serão suportados:

  • iMac: modelos de 2019 ou mais recentes
  • iMac Pro: modelo de 2017
  • MacBook Air: modelos de 2018 ou mais recentes
  • MacBook Pro: modelos de 2018 ou mais recentes
  • Mac Pro: modelos de 2019 ou mais recentes
  • Mac Studio: modelos de 2022 ou mais recentes
  • Mac mini: modelos de 2018 ou mais recentes

Para descobrir qual é o modelo do seu dispositivo, você pode simplesmente acessar o menu da Apple, localizado no canto superior esquerdo, e selecionar a opção “Sobre Este Mac”. A janela que se abrirá fornecerá informações como a versão do macOS instalada, o número de série e o modelo do seu aparelho utilizado.

Em geral, a Apple mantém o suporte de atualização para seus modelos por até sete anos. Um exemplo disso é o iMac Pro, que não recebeu atualizações de hardware desde então. Durante uma conferência recente, a Apple anunciou alguns modelos, como o Mac Studio, o Mac Pro e o MacBook Air de 15 polegadas, todos equipados com os novos chips M2 Ultra da própria empresa.

O novo sistema operacional macOS Sonoma traz várias melhorias interessantes. Agora é possível adicionar widgets interativos diretamente na Área de Trabalho, além de recursos aprimorados para videoconferências e um modo de jogo que otimiza automaticamente o sistema para uma melhor experiência de jogo. O navegador Safari também recebeu atualizações significativas, incluindo um novo modo de navegação sem rastreadores e a capacidade de compartilhar senhas entre membros de um grupo.

Uma versão de teste pública do macOS Sonoma estará disponível em julho deste ano, enquanto os desenvolvedores já podem fazer o download da versão beta por meio das plataformas da Apple. A versão estável e destinada aos consumidores será lançada entre setembro e dezembro de 2023.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários