26/04/2024

170 países já contam com ofertas de banda larga sem fio via LTE, aponta GSA

Aumento na velocidade média de download no 5G FWA é um diferencial entre as tecnologias, segundo dados Global Mobile Supplier Alliance.

De acordo com dados da Global Mobile Supplier Alliance (GSA), no mundo já tem 103 operadoras oferecendo serviços de banda larga sem fio (FWA, na sigla em inglês) a partir da tecnologia 5G. Dados são registrados até o último mês de abril, um número maior do registrado em novembro de 2022, de 94 e o dobro de novembro de 2021, com 41.

Segundo o levantamento semestral, o FWA já é consolidado entre operadoras de rede móvel 4G, sendo que 433 prestadoras em 170 países contavam com ofertas de banda larga sem fio via LTE.

Devido ao crescimento e a evolução da tecnologia, há mudanças que vieram com o serviço, como a velocidade média de download no 5G FWA que foi de 236,2 Mbps, contra 31,8 Mbps no caso da oferta suportada pelo LTE. Vale notar que nos dois casos, as performances ficaram abaixo do levantamento anterior, de novembro de 2022.

Outra mudança se trata da tarifação, pois as ofertas de FWA 4G são baseadas em franquias em quase metade dos casos, sendo que isso é usado apenas em 21% das vezes no caso da banda larga sem fio 5G. O que abre um possível caminho para a tarifação focada em velocidade ou cuja franquia de dados seria “ilimitada”, aponta a GSA.

A mobilidade é outra diferença encontrada entre as ofertas de FWA e LTE. Isto é, a possibilidade dos usuários se conectarem a roteadores 5G em outras locações fora do endereço de origem. Há um número de empresas que consideram a opção, enquanto outras são contra.

Para a conectividade dos serviços é necessário os dispostos. A GSA mapeou até abril 283 modelos de CPEs 5G (equipamentos para casa do cliente), sem indoor ou outdoor, sendo que somente oito foram adicionados por fabricantes ao longo deste ano. Para a Global Mobile Supplier Alliance, o mercado de equipamentos para a casa do cliente é crucial para o crescimento do 5G FWA.

O relatório aponta que ao redor do mundo mais de 80 players possuem ou anunciaram CPEs FWA 5G, mas somente um deles tem mais de 5% de share no mercado global, a Zmtel, com 10,3%. Maxcomm, Inseego, ZyXEL, Wuhan Da Ta Technologies, Hocell, ZTE, Huawei, ATEL e Casa Systems são outras companhias que também atuam no segmento.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários