19/04/2024

Vivo e Helexia Brasil inauguram três usinas solares no Paraná

Instalações estão localizadas nos municípios de Alto Paraná, Cidade Gaúcha e Loanda e devem abastecer cerca de 1,7 mil pontos de consumo.

A Vivo anunciou o recebimento da Halexia, player internacional em transição energética, de três usinas solares como parte do projeto de geração distribuída e consumo de energia 100% renovável. Juntas, as instalações somam 18,4 megawatts-pico (MWp) de capacidade instalada e devem abastecer mais de 1,7 mil pontos de consumo da operadora.

Usina no Alto Paraná. Crédito: Divulgação

As usinas solares estão localizadas nas cidades do Alto Paraná, Cidade Gaúcha e Loanda, no Paraná. As obras, pioneiras na região, duraram cerca de 12 meses e geraram cerca de 120 empregos diretos e indiretos na região.

De acordo com Caio Guimarães, Diretor de Patrimônio, Logística e Compras da Vivo, “A inauguração das usinas a serviço da Vivo no Paraná é mais um importante passo em nosso projeto de geração distribuída, que prevê a instalação de unidades de fontes solar, hídrica e de biogás, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e diversificação da matriz energética em diferentes regiões do país”.

Além de contribuir com o meio ambiente por ser renovável e de baixo impacto, a geração distribuída de energia, contribui para aliviar o sistema de distribuição, reduz ineficiências e perdas na transmissão e gera redução de custos. Com as novas unidades, a Vivo chega a 55 usinas em GD em todo o Brasil.

Para Aurélien Maudonnet, CEO da Helexia Brasil, a empresa visa buscar outras frentes de negócios sinérgeticos no estado paranaense.

“O Paraná é um estado com potencial incrível para transição energética e com boas perspectivas para um consumo de energia consciente, pois oferece boas oportunidades para usinas fotovoltaicas. Por isso, além do contrato com a Vivo, estamos visualizando outras frentes, para prestação de serviços de eficiência energética, por exemplo, reforçando o modelo de negócios sinergético da Helexia no país”.

Inclusive, em março, a Helexia ainda finalizou as obras no município de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul. Com isso, a empresa atinge a marca de 23,3 MWp em operação comercial no Brasil.

A empresa afirma que a energia produzida em cada usina será injetada no Sistema Nacional Integrado (SIN), especificamente na rede da Distribuidora Local e se transformará em crédito para a Vivo, resultando em importante economia em suas faturas de energia elétrica. Serão, ao todo, oito mil pontos de consumo da operadora distribuídos entre os estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Ceará, Amazonas, Rio Grande do Sul e Tocantins.  

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários