27/04/2024

RNP adota tecnologia ChatGPT para atender o público do Internet Brasil

Ferramenta, que usa inteligência artificial (IA), tem a capacidade de responder questionamentos com um alto índice de acerto.

Desde o mês de março que os usuários do Internet Brasil, programa que disponibiliza chips gratuitos de dados móveis para alunos da educação básica, já contam com uma maneira mais fácil e rápida de tirar suas dúvidas, pois a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) passou a usar o ChatGPT para atender o público do programa.

A ferramenta, que usa inteligência artificial (IA), tem a capacidade de responder questionamentos feitos pelos usuários com um alto índice de acerto. Nesse processo, os tecidos da RNP ensinam a IA sobre especificamente sobre o Internet Brasil, com conteúdos próprios para atender beneficiários e gestores do programa.

Nessa primeira etapa, conseguiram um resultado impressionante, com uma marca de 90% de respostas corretas já nos primeiros testes. No entanto, essa porcentagem pode ser maior ao longo do tempo que for introduzido novos conhecimento a ferramenta.

Segundo os testes, o ChatGPT ainda é capaz de identificar perguntas racistas ofensivas ou com alguma intenção negativa, fornecendo respostas sem usar tais linguagens. Além disso, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa ainda está personalizando a plataforma para considerar as idades dos estudantes e as diversas regiões do Brasil, incorporando termos e culturas dessas áreas.

O ChatGPT é desenvolvido pela OpenAI e se trata de um robô que utiliza inteligência artificial para produzir textos. A plataforma coleta informações da internet e elabora respostas criativas, conversar em linguagem fluida e natural e até dar conselhos.

Sobre o Programa Internet Brasil

O Programa Internet Brasil é uma iniciativa conjunta do Ministério das Comunicações e do Ministério da Educação. Foi criado para levar conexão à internet e inclusão digital aos estudantes e às suas famílias. Sua operacionalização é apoiada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O acesso à internet se dará através da disponibilização de chip e pacote de dados. O benefício é destinado aos alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

FonteMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários