28/04/2024

Wi-Fi6E será complemento do 5G, diz Anatel

Rede de Wi-F6E foi assunto no último workshop que Agência Nacional de Telecomunicações promoveu, durante a última semana de setembro.

A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, vai, durante outubro, recolher opiniões sobre quais parâmetros devem utilizar para o funcionamento da Coordenação Automática de Frequência, ou AFC em inglês, e equipamentos da faixa 6 GHZ, que vão permitir o uso do Wi-Fi6E fora das edificações e a convivência com outros serviços. 

Anatel

O anúncio foi feito pela agência, durante a última terça-feira, 27, no Workshop sobre o Wi-Fi6E. Essa rede promete que o consumidor tenha benefícios parecidos com os que o 5G oferece. 

Sobre o Wi-Fi6E

As redes Wi-Fi6E que atuam na faixa 6 GHZ são uma opção para 19 mil provedores pequenos de oferecem banda larga que não tem acesso as frequências 5G. 

Durante o evento sobre o Wi-Fi6E, os palestrantes elogiaram a destinação de 1,2 MHz para a rede sem fio, isso vai permitir que a tecnologia funcione com até sete canais de 160 MHz de largura. Cerca de 1,2 mil equipamentos podem se conectar ao mesmo tempo na rede Wi-Fi6E. 

No Brasil, segundo a Anatel, já existe uma empresa que usa essa tecnologia fazendo a integração de 400 aparelhos. De tal forma, houve um aumento de 20% na produção. 

Segundo os palestrantes do workshop, a implementação dessa nova rede fixa sem fio deve se tornar a melhor opção em custo benefício para os consumidores de banda larga. 

Essa internet não tem a mesma eficiência de velocidade que tem o 5G, porém, a próxima versão conhecida como Wi-Fi 7, deve servir melhores resultados no futuro, em relação a entrega de deslocamentos. 

Wi-Fi6E e 5G devem se complementar

As redes de internet Wi-Fi6E e 5G devem trabalhar uma como complemento da outra. Sendo assim, o consumidor que tem acesso a ambas não deve nem notar a mudança de rede no uso do celular. Da mesma forma, ônibus e carros com 5G poderão retransmitir dados aos passageiros pela rede Wi-Fi6E. 

Sistema AFC

Esse sistema permite a redução de interferências externas que venham a acontecer no Wi-Fi6E e que podem atrapalhar outros serviços que estão alocados na faixa 6 Hz, como os radioenlaces. 

Durante o Workshop, o AFC foi definido como o elemento principal para o funcionamento dos dispositivos outdoor em 6 GHZ. Isso significa dizer que se trata de um banco de dados em nuvem que dá liberdade à atuação conjunta de equipamentos de faixa. 

Além disso, foram sugeridos testes de tipo de certificados que a agência reguladora deve reconhecer para dar certificação ao sistema e aos equipamentos. 

Participaram do evento representantes de diversas empresas da área: Abranet, Qualcomm, DSA, Cisco, Intel, HPE Aruba, Federated Wireless e Broadcomm.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários