26/04/2024

Brasil e Finlândia se aproximam no campo da cibersegurança

Visita institucional à embaixada do Brasil na Finlândia reforça colaboração e identificação entre os reguladores dos dois países.

Na última quinta-feira, dia 25 de maio, ocorreu uma visita institucional à Embaixada do Brasil em Helsinque, Finlândia, por parte do conselheiro diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Alexandre Freire, e sua delegação de servidores, que participaram do evento Critical Communications World entre os dias 23 e 25 de maio. O embaixador Luís Antônio Balduíno Carneiro foi responsável por receber a delegação durante a visita.

Brasil Filândia
Registro do encontro.

Durante o encontro, foi realizado um balanço das visitas e reuniões bilaterais que a delegação da Agência teve com diversos órgãos do governo finlandês em paralelo ao evento. 

Além disso, foram abordados temas e atividades adicionais para o desenvolvimento de assuntos comuns tanto com o setor público quanto com a academia finlandesa. 

Vale ressaltar a notoriedade da academia finlandesa em suas iniciativas de aplicação direta na governança pública e nos mercados de telecomunicações, o que despertou uma percepção positiva e a identificação de sinergias durante as interações.

Conforme mencionado pelo Conselheiro Diretor Alexandre Freire, este momento de aproximação ocorre em um contexto no qual a Finlândia emerge como um valioso parceiro, ostentando um conhecimento avançado no campo da segurança cibernética e estando em conformidade com uma regulamentação de destaque, que aborda questões relacionadas aos mercados digitais e ao conteúdo de forma efetiva. O fortalecimento do órgão regulador local, o Traficom, desempenha um papel fundamental nesse processo.

“O momento de aproximação ocorre num cenário em que a Finlândia representa um parceiro que detém o estado da arte em segurança cibernética, e que se encontra em um patamar regulatório no qual o endereçamento de mercados digitais e de conteúdos avança em concretude, com o fortalecimento do regulador local, o Traficom”.  

Através da colaboração com a Embaixada em Helsinque, estamos buscando alinhar nossas ações de forma a refletir os princípios e as diretrizes da política externa brasileira, proporcionando assim resultados de maior alcance e impacto positivo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários