28/04/2024

Padronização do carregador USB-C no Brasil? Entenda melhor o caso

Depois de se tornar o padrão oficial da União Europeia, o tema sobre o carregador USB-C volta a ser tema aqui no Brasil.

O carregador USB-C padronizado será uma realidade no Brasil? Talvez um dia, quem sabe, mas de fato existe uma investigação por parte da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, para viabilizar essa mudança. Esse assunto voltou a ser tema pautado no país após a aprovação da mudança nos países da União Europeia. 

Celular

Lá na Europa, os fabricantes têm o prazo de dois anos para se ajustarem à decisão e a partir de 2026 essa novidade vai se estender aos laptops. 

UBS-C padrão é bom para o consumidor e meio ambiente 

A diversidade de carregadores só atrapalha os consumidores finais. Ter um cabo para cada aparelho gera mais volume, quando algum dá defeito nem sempre é fácil de achar e a lista de problemas aumentam. 

E quando se trata do ambiente também é da mesma forma. O lixo eletrônico que a pluralidade de carregadores causa não é nada sustentável. Porém, se houver apenas um tipo, dentro de uma casa, por exemplo, não precisa mais ter vários aparelhos e quando forem descartados também não será mais da mesma quantidade de antes. 

Mas e no Brasil: quando haverá a padronização do carregador tipo USB-C?

A Anatel já fez uma consulta pública neste ano para investigar as viabilidades dessa mudança, porém a situação no Brasil ainda é muito teórica, não há decisões sobre a pauta. 

Mas, com a resolução da União Europeia, não se sabe o quanto de impacto haverá no resto do mundo, inclusive aqui, afinal já há esse desejo de mudança. 

Entre as empresas a Apple é a maior “prejudicada” 

Enquanto as outras empresas de celular variam um ponto ou outro em relação aos seus carregadores, a Apple é a única que tem um formato completamente diferente. A empresa deve lançar nos próximos anos celulares com esse modelo de carregador, foi contra a decisão da União Europeia, mas não teve êxito nos argumentos contra.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários