26/04/2024

WhatsApp libera novas atualizações de armazenamento de conversa e segurança

Aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, o WhatsApp, teve novas atualizações e diversos recursos de conversa e segurança.

Nesta sexta-feira (21), o WhatsApp divulgou o novo recurso denominado “Armazenar na Conversa”, que viabiliza que indivíduos preservem certas mensagens dentro de uma conversa configurada como temporária (quando o material some após um período de tempo).

WhatsApp

Em 2020, a plataforma disponibilizou a função de mensagens que desaparecem como uma alternativa de camada de privacidade aos seus usuários, reduzindo, portanto, a possibilidade de que conteúdos trocados sejam acessados por pessoas não autorizadas.

Mudanças do WhatsApp 

Anteriormente, quando as mensagens temporárias eram habilitadas, todas as mensagens em uma conversa eram apagadas após um determinado período de tempo, independentemente de terem sido lidas ou não, com algumas exceções. No entanto, com a nova atualização, os usuários agora têm a opção de selecionar as mensagens que desejam manter salvas. Qualquer coisa que não seja selecionada será excluída, como de costume.

O remetente agora tem controle total sobre as mensagens e pode decidir se outros usuários podem ou não salvar as mensagens na conversa temporária. O remetente receberá uma notificação sempre que alguém tentar salvar algo. Se o remetente decidir que uma mensagem não pode ser salva por outros usuários, ela será inacessível para todos.

As mensagens salvas serão marcadas como favoritas e estarão disponíveis para visualização na pasta de mensagens salvas, organizadas por conversa.

Os administradores do grupo terão o poder de decidir se todos os membros têm permissão para salvar uma mensagem específica ou não.

Outras novidades e atualização de segurança 

A Meta, empresa proprietária do WhatsApp, Facebook e Instagram, lançou diversas novidades neste mês com o objetivo de aumentar a proteção das contas dos usuários. 

Uma dessas novidades, intitulada “proteção de conta”, permite que o usuário adicione confirmações adicionais antes de transferir o acesso do aplicativo para outro dispositivo. Durante esse processo, o dispositivo antigo informará o horário da solicitação e perguntará se a transferência pode ser realizada. Isso servirá como um alerta para os usuários, que poderão saber se a tentativa de transferência foi autorizada.

Outra mudança é a “Verificação de Dispositivo”, que funciona nos bastidores do aplicativo e protege os usuários contra malwares e outros programas maliciosos que exploram as fraquezas do WhatsApp. Esse recurso é ativado automaticamente e não requer a intervenção do usuário, fazendo parte da nova estratégia da plataforma para proteger os usuários.

Para os usuários mais preocupados com a segurança, o WhatsApp está agilizando a verificação da transparência do código único de criptografia. Agora, esse código estará disponível dentro das informações de um contato na aba “Criptografia”.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários