18/04/2024

Projeto para desenvolver o 6G na Alemanha está sendo liderado pela Nokia

Programa 6G-ANNA será financiado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa com intuito de impulsionar a tecnologia.

Embora o 5G não esteja consolidado no Brasil, sendo que somente Brasília, em fase de teste, já conta com o sinal da tecnologia ativado, o mundo já está trabalhando para o desenvolvimento da próxima geração de internet móvel, o 6G. Na Alemanha, um projeto da rede está sendo liderado pela Nokia, chamado de 6G-ANNA.

A empresa estará ao lado de 29 parceiros da indústria, especialistas, startups, institutos de pesquisa e universidades no projeto que terá financiamento alemão. A Nokia se concentrará no desenho de uma arquitetura 6G de ponta a ponta e trabalhará em três áreas de tecnologia: acesso 6G, rede das redes e automação e simplificação.

A Nokia também irá interagir com o ecossistema alemão, incluindo quadro “6G Hubs” acadêmicos com mais de 60 cadeiras universitárias. O projeto 6G-ANNA não irá ficar apenas na Alemanha, mas também visa interagir com outros projetos da tecnologia na Europa e nos Estados Unidos para que juntos possam moldar os padrões globais da sexta geração de conectividade móvel.

“Embora não se espere que as primeiras redes 6G estejam comercialmente disponíveis antes de 2030, já estamos estabelecendo as bases técnicas com o 5G-Advanced, bem como a inovação de longo prazo que impulsionará os desenvolvimentos 6G.”, disse Peter Merz, Head of Nokia Standards.

O 6G-ANNA será financiado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (Bundesministerium für Bildung und Forschung, BMBF), com o intuito de fortalecer e impulsionar as agendas 6G na Alemanha e na Europa, assim como favorecer as atividades globais de pré-padronização. O projeto faz parte da iniciativa alemã “6G Platform German” e tem um volume total de 38,4 milhões de euros (equivalente a R$ 215,5 milhões), com duração de anos.

De acordo com a empresa, o 6G irá expandir e transformar tudo o que a tecnologia pode oferecer e fazer, permitindo a fusão dos mundos: humano, físico e digital, o que irá liberar o potencial humano. Além do projeto 6G-ANNA, a Nokia também colabora com outros projetos 6G por todo o mundo.

Por exemplo, a companhia colabora com universidades e instituições de pesquisa, abrangendo os Estados Unidos, Europa e Ásia, para assim estabelecer uma visão e direção consensuais para futura geração de internet.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários