27/04/2024

Telegram está instável e futuro do app no Brasil é incerto

Aplicativo de mensagens, o Telegram, teve ordem de bloqueio nesta semana no Brasil e agora enfrenta instabilidades.

O Telegram passa por instabilidades na manhã desta quinta-feira, 27. O aplicativo de mensagens foi bloqueado pela Justiça brasileira na quarta-feira, 26, por não ajudar com a investigação da Polícia Federal na identificação de um grupo de neonazistas. 

Telegram

Alguns usuários da plataforma comemoraram o retorno do funcionamento, porém também há queixa de instabilidade, falta de conexão mais precisamente. 

Alguns usuários também alegaram que para continuar utilizando o Telegram normalmente no Brasil foi necessário fazer uso de um VPN. Ou seja, foi preciso acessar uma rede privada virtual onde os tráfegos não são acessados por terceiros.

Não se sabe se Telegram cumpriu a ordem judicial 

O aplicativo não emitiu nenhum comunicado sobre o assunto e nem a Justiça se pronunciou sobre o mensageiro ter cumprido ou não a determinação de fornecer os dados dos usuários que faziam parte de um grupo neonazista. 

A ordem de paralisar o funcionamento no país além da aplicação de uma multa são as recompensas que o Telegram teria em função de não colaborar com as investigações da Polícia Federal. 

Entenda melhor o que houve 

Telegram não entregou dados completos de grupos neonazistas à Polícia Federal, segundo decisão do ministro da Justiça Flávio Dino. De tal forma, a empresa forneceu apenas informações parciais de um administrador de um dos grupos investigados. 

O pedido oficial exigia dados completos de todos os membros das conversas. A Justiça do Espírito Santo determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens em todo o território nacional, depois que a empresa alegou que não poderia fornecer todas as informações porque o grupo já havia sido excluído. 

A decisão está relacionada à investigação do ataque a escolas em Aracruz (ES) em novembro de 2022, que deixou quatro mortos, incluindo três professores e uma aluna de 12 anos.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários