21/04/2024

Fim de contas compartilhadas faz Netflix perder usuários na Espanha

Pesquisa da Kantar aponta que, em relação ao período anterior, os cancelamentos de assinaturas triplicaram no primeiro trimestre.

A proibição de compartilhamento de senha adotado pela Netflix não está trazendo bons resultados para a empresa. Acontece que nos três primeiros meses de 2023, a plataforma perdeu um milhão de usuários somente na Espanha, onde a prática está em vigor.

No início de fevereiro, a Espanha se tornou um dos primeiros mercados da Netflix a introduzir uma taxa mensal para usuários que compartilhassem suas senhas com terceiros. Segundo uma pesquisa da Kantar, a queda no número de assinaturas está associada à cobrança extra.

Está claro que essa queda acentuada se deve à restrição”, disse Dominic Sunnebo, da Kantar. Acrescentando também que mesmo que essa perda não seja de assinantes pagos, prejudica a plataforma em relação a recomendação boca a boca de suas séries e serviços.

A pesquisa aponta que, em comparação ao período anterior, os cancelamentos de assinaturas triplicaram no primeiro trimestre. Ainda aponta que entre os assinantes remanescentes da Netflix na Espanha, um décimo disse que planeja cancelar sua assinatura no segundo trimestre. No país, os usuários pagam US$ 6,57 por mês para adicionar membros fora de casa.

Entretanto, embora admita a perda de usuários, a Netflix espera que seja algo momentâneo antes que usuários que não pagavam virem assinantes. Ou seja, a empresa espera que com o tempo, essas pessoas que usavam senhas emprestadas criem suas próprias assinaturas.

“Vemos uma reação de cancelamento em cada mercado quando anunciamos a notícia. “No Canadá, que acreditamos ser um indicador confiável para o mercado americano, nossa base de membros pagos agora é maior do que antes do lançamento do compartilhamento pago, e o crescimento da receita acelerou e agora está crescendo mais rápido do que nos EUA”, disse a Netflix.

Apesar de estar passando por essas baixas, parece que a plataforma não pretende voltar atrás na proibição do compartilhamento de senhas. No relatório financeiro do primeiro trimestre de 2023, a empresa admite que teve consequências adversas, mas defende as novas diretrizes.

Segundo a empresa, globalmente, mais de 100 milhões de pessoas usam a Netflix com contas de terceiros e não pagam nada. A empresa não divide esse número por país. Considerando esse número, as baixas da Espanha foram tímidas quando comparadas com o que a empresa ainda tem a ganhar. A nova política deve chegar ao Brasil no final do segundo trimestre.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários