05/04/2024

Empresas realizam a 1ª ligação via satélite usando o Galaxy S22 Ultra

Marco da história mostra que é possível realizar chamadas via satélite sem que os smartphones tenham equipamento nativo para isso; entenda.

A AST SpaceMobile, em parceria com a AT&T, acabou de provar que é possível realizar uma ligação via satélite usando smartphones comuns, mesmo sem equipamento nativo para isso. A chamada foi feita pelo Galaxy S22 Ultra, tornando- se o primeiro aparelho celular a realizar a chamada satelital. A AST ligou do Texas para um telefone no Japão.

Sabemos que a Apple, com a linha iPhone 14 conta com suporte para conexão via satélite, mas fica limitado apenas o envio de mensagens para serviços de emergência. Nesse caso, há o contato com os satélites Globalstar. O SoC Snapdragon 8 Gen 2 também pode enviar SMS por satélites através da comunicação com a rede Iridium — e a Samsung não lançou o recurso na linha Galaxy S23. Tanto a Globalstar e a Iridium utilizam bandas próprias, o que exige um componente a mais nos telefones.

De acordo com a ASt, no teste inicial, o Galaxy S22 Ultra fez contato com um satélite BlueWalker 3, que se comunicou pela rede LTE a outro smartphone no Japão. Ou seja, o artefato, da ATS SpaceMobile serviu como uma “antena LTE no espaço”, que atuou como um intermediário, razão pela qual os próprios telefones não precisaram ser modificados para que isso funcionasse.

Em teoria, o experimento mostra que qualquer smartphone pode realizar chamadas via satélite, sem transformar os dispositivos em tijolões novamente — e até 3G, desde que seja compatível com a tecnologia LTE. O uso da faixa de frequência da AT&T é a razão pela qual não foi necessário alterar nada nos smartphones.

O serviço é semelhante ao que a T-Mobile quer fazer com a SpaceX, com os satélites atuando como antenas de telefonia móvel no espaço, possibilitando assim expandir a cobertura de sinal celular.

No futuro, isso pode permitir que as pessoas que vivem em áreas rurais ou em países em desenvolvimento tenham conectividade móvel. Além de reduzir a tensão de acesso das torres de celular tradicionais, em relação aos sinais de voz, textos e dados.

As chamadas via satélites também poderão ser de grande ajuda em situações de desastres, quando há interrupção do serviço móvel transmitido pela infraestrutura tradicional de telefone celular.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários