25/02/2024

Finalmente Apple confirma produção de carregador USB-C

Apple confirma que em breve fará atualização dos seu carregadores para UBS-C, o modo padrão a ser adotado em vários lugares.

Finalmente a Apple anunciou que vai fabricar iPhones com porta USB-C. A notícia saiu após a entrevista que o vice-presidente de marketing da Apple, Greg Joswiak, fez ao Wall Street Journal. A novidade foi comentada quando o executivo foi questionado sobre a padronização da União Europeia. 

Carregador USB-C

O que deu a entender essa mudança da Apple é para evitar problemas futuros com sanções e não por um interesse da empresa em fazer diferente ou agradar seus consumidores pelo mundo. 

E o lixo eletrônico, hein?

Greg comentou também a questão do lixo eletrônico. A padronização feita pela União Europeia visa diminuir esse problema, a Apple alega que não inclui mais carregador na caixa dos seus aparelhos pelo mesmo motivo. E com essa mudança para o USB-S o executivo disse que o lixo eletrônico vai aumentar consideravelmente com o descarte dos cabos lighning (os tradicionais da Apple). 

Quando a Apple vai atualizar

Embora não tenha nenhuma confirmação sobre qual modelo de iPhone vai ter essa atualização, rumores e indícios levam a crer que será o iPhone 15 o felizardo. E por sua vez, esse deve ser o lançamento de 2023, durante o terceiro semestre. 

Joswiak não deu muitos detalhes sobre essa atualização dos cabos de carregadores, porém, já é certo que ela vai acontecer, principalmente no continente europeu. 

Padronização de carregadores na Europa e no Brasil

A padronização dos cabos de carregadores de celulares e dispositivos eletrônicos em geral vai acontecer na União Europeia a partir de 2024. De início a regra vale para celulares e outros dispositivos menores e depois vai passar a valer também para notebooks. 

Essa ideia de um carregador que serve para tudo é antiga. Tornou-se realidade na Europa, é estudada por outros países, inclusive no Brasil.

A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, já fez consulta pública sobre a pauta e estuda como implementar essa regra no Brasil.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários