28/04/2024

Oi e Huawei planejam expansão da ‘fibra invisível’ no Brasil

Após ser premiada pela inovação da fibra invisível surgiu essa notícia sobre a possibilidade de ampliação da parceria da Oi com a Huawei.

A Oi e Huawei planejam expandir parceria em fibra invisível. A operadora e a empresa pretendem ampliar a utilização da fibra e cogitam produção do componente em território brasileiro. Para formalizar essa parceria, as duas empresas devem assinar um memorando de entendimento (MoU), durante a realização do Mobile World Congress, evento que ocorre em Barcelona, até 02 de março.

Parceria Oi e Huawei

De acordo com Rogério Takayanagi, vice-presidente executivo de estratégia e transformação da Oi, a empresa tem como objetivo formalizar a intenção de aumentar suas instalações no Brasil como parte de sua estratégia de FTTR, que significa “fibra até o cômodo”. 

A empresa atualmente possui cerca de 10 mil acessos no país, mas espera aumentar esse número para mais de 100 mil com o uso de fibra óptica invisível.

Para atingir essa meta, a Oi está considerando a fabricação do componente no Brasil em parceria com a Huawei, mas também está avaliando a possibilidade de adquiri-lo diretamente, já que houve um aumento significativo na escala de produção. Isso se deve, em parte, ao fato de que a China Unicom também começou a utilizar a instalação com fibra óptica invisível, o que aumentou a demanda pelo componente em todo o mundo.

A estratégia de FTTR é vista como uma das principais formas de fornecer acesso à internet de alta velocidade em todo o país. 

Com a expansão da fibra óptica invisível, a Oi espera aumentar significativamente sua presença no mercado de banda larga brasileiro e oferecer aos clientes uma experiência de internet ainda mais rápida e confiável.

A parceria entre as empresas MoU e Huawei pretende abranger uma nova tecnologia chamada WiFi Beaming, que permite que o sinal seja transmitido através de um feixe direcionado que “acompanha” o usuário dentro de sua residência.

Essa tecnologia é adaptável à aplicação que o usuário está utilizando, o que significa que pode fornecer maior ou menor largura de banda, dependendo da necessidade. 

O WiFi Beaming está sendo apresentado pela Huawei na Mobile World Congress (MWC) e destaca-se pelo potencial de economia de energia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários