25/02/2024

Embratel levará internet via satélite ao setor marítimo no Caribe

Moderno satélite Star One D2 da empresa será usado para possibilitar a conexão na rota caribenha, inclusive de grandes cruzeiros; saiba mais.

Em parceria com a Speedcast, provedora global líder de serviços de TI e Telecom, a Embratel fornecerá conexão satelital a cruzeiros na região do Caribe. Passageiros e tripulantes de grandes cruzeiros e demais embarcações poderão conectar a internet via satélite durante todo o trajeto marítimo.

O acordo prevê o uso de 198MHz (equivalente a cinco transponders e meio) em Banda Ku do Star One D2, satélite da Embratel, para prover Internet a bordo, e conexão entre as embarcações e o teleporto da Speedcast.

O satélite ocupa a posição orbital de 70° W para proporcionar confiabilidade e rapidez no acesso. Com isso, passageiros conseguem se manter conectados mesmo no meio do oceano, desfrutando de uma melhor experiência durante a viagem e podendo utilizar redes sociais, serviços de mensagens e de streaming.

O acordo entre as empresas para o fornecimento de conectividade na região do Caribe, reforça o alcance e a capacidade da frota de satélites da Embratel para atender os mais variados segmentos.

Gustavo Silbert, Diretor-Executivo da Embratel, explica que “Como precursora de soluções via satélite na América Latina, a Embratel habilita a conectividade durante a temporada de cruzeiros do hemisfério norte, na região caribenha. A demanda a ser gerada pela Speedcast utilizará parte da capacidade do Star One D2, com sua cobertura na América Central, especialmente no México e no Caribe”.

De acordo com a Embratel, a internet via satélite é ideal para o segmento marítimo por conseguir alcançar áreas de difícil acesso no meio dos trajetos pelo oceano. A empresa tem ampla experiência atendendo regiões marítimas e distantes geograficamente, disponibilizando conectividade para embarcações de companhias do setor petrolífero, que muitas vezes possuem plataformas em alto mar.

Star One D2 é o maior e mais recente satélite lançado pela Embratel, e com ele a conexão à internet está garantida em toda a América Latina e região do Caribe. Em casos de situações extremas e contratempos, a tripulação pode se comunicar rapidamente com centros de controle em terra para pedir ajuda ou solucionar, inclusive, eventuais imprevistos.

A Embratel explica que seus serviços são oferecidos com o suporte de seu moderno centro de operações de satélites. Localizado em Guaratiba (RJ), o teleporto é o maior e mais moderno do Brasil e da América Latina, tendo diversas certificações, como a ISO 9001:2015, que torna a Embratel um dos mais confiáveis fornecedores do mundo na área satelital.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários