19/07/2024

Android lança ‘Modo Ladrão’ e Brasil será o 1º país a ganhar recurso

Google promete que novo recurso deve identificar modos de roubo no celular Android e que afirma que novidade foi inspirada no Brasil.

Anunciado no Google I/O 2024, o Google oficializou nesta terça-feira (11) o lançamento do “modo ladrão” no Android, uma funcionalidade para combater roubos. Este modo bloqueia a tela do celular ao detectar que foi arrancado abruptamente das mãos do usuário.

O Brasil é o primeiro país a testar este recurso, disponível a partir de julho para alguns usuários com Android 10 ou superior. O lançamento foi confirmado no evento Google For Brasil 2024.

A empresa informou que o celular utiliza inteligência artificial e o acelerômetro para detectar roubos. Quando o dispositivo é puxado da mão do usuário, ele bloqueia automaticamente a tela, só podendo ser desbloqueado com senha. Segundo o Google, a tecnologia pode identificar fugas a pé, de bicicleta, de moto e de carro. Após o roubo, a mensagem “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados” é exibida.

Além disso, vale lembrar que em termos se segurança o governo federal oferece o aplicativo Celular Seguro, que permite à vítima notificar várias instituições, como a Anatel e bancos, sobre o roubo ou furto do aparelho.

“Modo Ladrão” — Foto: Google/Divulgação

Gangue que motivou a decisão do Google

Em setembro de 2023, várias lideranças do Android, incluindo Sameer Samat, presidente do ecossistema Android, visitaram o Brasil para compreender a atuação de criminosos de roubo de celular.

Eles se reuniram em Brasília com Ricardo Cappelli, então secretário-executivo do Ministério da Justiça e responsável pelo aplicativo governamental Celular Seguro. Maia Mau, diretora de marketing do Google Brasil, afirmou que esperam que o lançamento apresentado naquela ocasião contribua para a segurança das pessoas.

“A gente vem conversando recorrentemente com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esperamos que o lançamento apresentado hoje possa contribuir para manter as pessoas mais seguranças”, disse Maia Mau, diretora de marketing do Google Brasil”.

A atuação da “gangue da bicicleta” no centro de São Paulo motivou a criação do “modo ladrão” no Android. Esses criminosos arrancam celulares das mãos das vítimas e fogem de bicicleta. Segundo Bruno Diniz, engenheiro de software do Google, o Brasil é uma prioridade para o Android, influenciando a implementação desses novos recursos.

“O Brasil é uma prioridade altíssima para a liderança do Android. Foi importante ter esse contexto aqui no nosso país para eles anunciarem esses recursos hoje”.

Para usar o “modo ladrão”, o usuário deve ativar o bloqueio de detecção de roubo nas configurações do aparelho. A Google admite que o dispositivo pode bloquear a tela por engano ao detectar movimentos abruptos.

Além disso, no evento Google For Brasil 2024, foi anunciado o “Bloqueio de dispositivo offline”, que bloqueia automaticamente a tela do smartphone quando ele fica desconectado da internet por muito tempo, dificultando a ação de criminosos que tentem desativar a conexão para evitar rastreamento.,

Mais facilidade ao acesso a segurança

O Google anunciou que facilitará o bloqueio de aparelhos em caso de roubo, furto ou perda. Em uma página dedicada, o usuário poderá digitar o número do celular e bloquear a tela instantaneamente a partir de outro dispositivo, como um notebook. Para evitar abusos por bots ou brincadeiras, será necessário passar por um “rápido desafio de segurança” antes do bloqueio.

Essa medida dá ao usuário mais tempo para recuperar os detalhes da conta e acessar opções como localizar o dispositivo ou apagar seu conteúdo pelo “Encontre Meu Dispositivo”.

ViaG1

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários