28/04/2024

TIM abre sua rede via roaming para clientes de outras operadoras no litoral de SP

População que não tiver o serviço de sua empresa original disponível, pode usar o sinal da TIM para realizar chamadas e acessar à internet.

No último fim de semana, o Litoral Norte de São Paulo foi atingido por fortes chuvas, que além de deixar muitas vítimas, deixou os serviços de telecomunicações totalmente fora do ar. Várias áreas ficaram sem qualquer tipo de conexão à internet ou sinal de telefonia móvel, principalmente em São Sebastião, cidade mais afetada pelo tráfego.

Com isso, as operadoras tiveram que trabalhar para restabelecer a comunicação no local. Enquanto a Claro ofereceu 5 GB de bônus para todos os seus clientes com validade de 7 dias, a ação da TIM foi abrir sua rede via roaming para outras operadoras.

De acordo com a TIM, os seus serviços móveis já foram estabelecidos na região, mas se alguma operadora ainda não tiver problemas para voltar com sua rede, as pessoas podem usar a rede da TIM. “Os sites próprios já estão quase todos operantes, somando mais de 400 antenas em toda a região”, afirma.

Acontece que ao abrir sua rede via roaming, a TIM permite que clientes de outras empresas possam realizar ligações e acessar internet usando a sua rede móvel. Inclusive, a TIM e a Claro compartilharam o acesso por roaming para os clientes em todos os municípios com registro de desastres naturais no litoral de São Paulo. Essa liberação não traz custos aos clientes. O usuário pode usar o sinal de outra prestadora caso não esteja com sinal da sua prestadora natural à disposição no momento. Isso se dá de forma automática.

Rompimento de fibra óptica

As enchentes e deslizamentos causados pelas fortes chuvas também interrompeu o fornecimento de energia elétrica, o que impacta também nas redes de fibra óptica: com o rompimento dos cabos, as operadoras ficaram impossibilitadas de fornecer sinal de voz e internet.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que também tem ajudado no resgate de vítimas que estão soterradas, os reparos nessa rede estão sendo feitos de forma emergencial. Sem os postes disponíveis, o cabeamento ficou provisoriamente exposto para restabelecer a comunicação com maior agilidade.

A região também recebeu apoio do Ministério das Comunicações, que enviou 10 antenas de internet via satélite da Telebras para comunicação emergencial para São Sebastião (SP).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários