28/04/2024

MCom envia antenas portáteis de internet para o litoral de São Paulo

Fortes chuvas que atingiram a área deixaram a região sem redes de telefonia, deixando a população e equipes de resgates sem comunicação.

De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom), o litoral de São Paulo, na região de São Sebastião (SP), que foram afetadas pelas fortes chuvas no fim de semana, por meio da Telebras, receberão dez antenas portáteis de telefonia móvel para disponibilizar internet via satélitennessas áreas, além de disponibilizar dois engenheiros para dar apoio e treinamento.

Quatro dos dez dispositivos já foram entregues nesta terça-feira (21), sendo que cada equipamento tem capacidade de oferecer conexão com velocidade de 20 megabits por segundo (Mbps).

Juscelino Filho, ministro das Comunicações, por meio de nota, afirma que as antenas tornam possível a comunicação das equipes que estão atuando nas áreas maia isoladas e na desobstrução de estradas, por exemplo. “Estamos todos juntos nesta iniciativa que tem por objetivo garantir o mínimo de condições para que as pessoas que foram atingidas pelas chuvas intensas e enxurradas possam se recuperar. Comunicação, especialmente pela internet, também é um direito que devemos assegurar”.

As T3SATs, que são as antenas portáteis, fazem conexão por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), operado pela Telebras. O órgão explica que o equipamento, disponibilizado em uma maleta, realiza conexão com taxa de transmissão de 20 Mbps de download e de 2 Mbps de upload.

Cada antena possui 76 cm de diâmetro e conta com uma bateria para uso em período de falta de energia, com possibilidade de funcionamento de até oito horas sem energia elétrica. Além disso, o modem do equipamento vem com Wi-Fi Integrado e pode conectar aparelhos celulares e computadores.

Com as fortes chuvas no Litoral Norte de São Paulo, a região teve parte de suas redes de telefonia móvel sem funcionar, deixando a população e equipes de resgate sem comunicação. Até o momento, de acordo com o último balanço da Defesa Civil, já foram registradas 45 mortes em São Sebastião, a cidade mais afetada na região, e uma em Ubatuba.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários