03/05/2024

Serviço de telefonia e comunicação estão perto da normalidade em São Sebastião, SP

Região do município de São Sebastião, em São Paulo, já tem boa parte da telefonia e demais serviços de comunicação reestabelecidos.

Os serviços de telefonia e demais comunicações já operam perto da normalidade na região de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Quem informou isso foi a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Segundo a instituição, menos de 10% da rede ainda tem problemas.

São Sebastião

Até o momento, o maior foco de complicações são nas regiões de cabos com fibra óptica, pois ainda é necessário terminar o regaste, fazer a limpeza da área onde houve inundações e deslizamentos, para só então levantar os postes novamente.

Vale ressaltar que alguns dos pontos de fibra óptica foram recuperados de forma precária, com os cabos sob a lama. A ideia era conseguir manter alguma forma de comunicação mesmo diante do caos em que a região está vivendo.

Há técnicos do setor trabalhando para restabelecer todos os serviços de telefonia e demais comunicações o quanto antes. Eles estão nas torres no entorno de Barra do Say, Tok Tok de Cima e de Baixo.

Foi montada uma força tarefa liderada pelas companhias de telefonia e elas estão acompanhando todo o processo de limpeza na região. Pois conforme o trabalho segue, com a remoção da lama, possa ser que haja rompimento dos cabos de fibra óptica. De tal forma os funcionários estão atentos para qualquer reparo emergencial.

Além das empresas de telefonia, a Superintendência de Controle de Obrigações (SCO) da Anatel está coordenando o trabalho em São Sebastião. O superintendente Gustavo Santana Borges afirma que todas as operadoras registraram algum acidente com os cabos de fibra óptica na noite de sábado, mas conseguiram reestabelecer boa parte dos serviços até ontem, 22.

“Ocorreram afetações no serviço de telefonia móvel e serviços fixos nos municípios São Sebastião, Ubatuba, Caraguatuba, Guarujá, Ilhabela e Bertioga, em diferentes níveis. As interrupções iniciaram durante o pico da crise, ou seja, na noite de sábado para domingo, causadas por rompimentos de cabos ópticos e, num primeiro momento, falta de energia elétrica. A RENET [Rede Nacional de Emergência de Prestadoras de Telecomunicações] iniciou sua atuação na manhã de segunda-feira dado a necessidade de coordenar esforços para a recuperação das redes de telecomunicações”.

Vale ressaltar que a RENET é uma rede formada por servidores da Anatel e representantes das operadoras para quando for necessário haver troca de informações em momentos de crises como essas. Essa divisão é coordenada pela SCO.

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