25/04/2024

Qualcomm lança chip 5G para dispositivos menores e de baixo custo

De acordo com a empresa, a tecnologia é um movimento para diminuir o custo geral da nova rede e permitir novos casos de uso.

Nesta quarta-feira (08), a Qualcomm lançou uma nova geração de chip 5G para dispositivos menores e de baixo custo, que segundo a empresa, permitirá novos casos de uso de Internet das Coisas (IoT) industrial e de consumo. Os modems, batizados de Snapdragon X35 5G Modem-RF System é o 1º compatível com NR-Light, ou capacidade reduzida (RedCap), e seguem especificações contidas no padrão Release-17 da 3GPP.

Para nível de informação, o 5G NR-Light, que também é conhecido como RedCap, foi estabelecido ano passado para adaptar a banda 5G a esse tipo de produto, sendo o Snapdragon X35 5G Modem-RF System o primeiro chip comercial a oferecer isso.

Gautam Sheoran, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm, disse à imprensa que o chip pode permitir taxas de dados de pico de até 220 Mb/s e é adequado para dispositivos como câmeras de vigilância, gateways IoT, dispositivos vestíveis (óculos de realidade estendida (XR) ou realidade aumentada (AR). e sensores industriais.

“O que estamos tentando fazer aqui é reduzir o custo geral do 5G para que possamos permitir esses novos casos de uso”, observou ele. “É realmente trazer todos os benefícios do 5G em um pacote menor”, afirma.

Além de ser mais um movimento da empresa na sua expansão para além do mercado de smartphone, o chip 5G seria o de menor consumo de energia que a empresa já produziu, representando um avanço na questão de eficiência, uma vez que dispositivos alimentados por bateria não conseguem usar um modem 5G de forma completa, devido a energia necessária.

Ainda de acordo com a Qualcomm, o Snapdragon X35 5G Modem-RF System é compatível com todas as bandas de espectro nas bandas sub-6 GHz, FDD e TDD, além de oferecer capacidade LTE. Afirma também que já está em negociações com fabricantes de dispositivos e planeja remessas de amostras ainda no primeiro semestre, com produtos comerciais esperados para 2024.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários