18/06/2024

Ericsson mostra uso de drone 5G com mmWave em fábrica inteligente

No projeto, o drone foi fornecido pela Donus, enquanto que a Qualcomm marca presença no chip integrado no veículo aéreo.

A Ericsson iniciou uma prova de conceito com um drone autônomo para realizar missões internas dentro de uma fábrica nos Estados Unidos. O dispositivo é conectado nativamente via 5G de ondas milimétricas (mmWave), em uma parceria com a Qualcomm Technologies, Inc. e o fornecedor de soluções de drones industriais Dronus.

No projeto, o drone foi fornecido pela Donus, enquanto que a Qualcomm marca presença no chip integrado no veículo aéreo. De acordo com a Ericsson, esse caso de uso do drone 5G mmWave “é o primeiro passo para o uso de produção de veículos aéreos não tripulados em um ambiente de fabricação”.

O drone é um dos primeiros dispositivos mmWave 5G nativos da fábrica, sinalizando uma mudança de conexões com fio ou Wi-Fi para conectividade da tecnologia para uso industrial. Ele elimina a necessidade de gateways ou pontos de acesso externos, que anteriormente eram necessários para casos de uso semelhantes para usar o mmWave 5G.

O dispositivo foi programado para realizar uma série de tarefas, como leitura autônoma de códigos de barras, gerenciando o estoque em certos tipos de armazéns da fábrica, o que é feito por câmeras e sensores integrados ao drone. Todos esses dados trafegam pela rede privativa 5G instalada na fábrica inteligente de equipamentos de rede.

De acordo com a Ericsson, o experimento representa um novo marco na integração de veículos aéreos não tripulados no setor manufatureiro. “Esta demonstração de sucesso ajuda a estabelecer as bases para a integração futura de drones com tecnologia 5G em ambientes industriais, especialmente para gestão de inventário“, disse o chefe de indústria 4.0 da fábrica, Carlos, H. Torres.

“Ao mesmo tempo, esta prova de conceito apresentada pela nossa equipa de inovação 5G Smart Factory dos EUA, utilizando drones para redes mmWave e privadas, mostra o compromisso da Ericsson em promover o ecossistema de banda larga não móvel”, completa.

Já Dev Singh, vice-presidente de desenvolvimento de negócios e chefe de automação predial, empresarial e industrial da Qualcomm Technologies, Inc. diz que as “tecnologias 5G mmWave e drones têm o potencial de transformar o gerenciamento de estoque, e a prova de conceito bem-sucedida com Ericsson, Dronus e Telit Cinterion demonstra a aplicação prática dessas tecnologias em um ambiente industrial”.

“Estamos entusiasmados com este marco e ansiosos para ver como ele pode ser usado para melhorar a eficiência e a produtividade no futuro, “ finaliza.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários