30/04/2024

Programa Wi-Fi Brasil contempla 265 alunos com internet gratuita em fevereiro

Wi-Fi Brasil, programa do governo através do Ministério das Comunicações já conseguiu auxiliar escolas com internet púbica.

O Programa Wi-Fi Brasil, promovido pelo Ministério das Comunicações, o Mcom, conseguiu contemplar 265 alunos de escolas públicas do país, no mês de fevereiro, com internet banda larga via satélite e totalmente gratuita. 

Antena do Wi-Fi Brasil

Segundo o ministério, o Programa Wi-Fi Brasil, nos primeiros 40 dias de governo, entregou  282 conexões de internet em 19 estados. A grande maioria foi encaminhada para municípios na região Nordeste (216).

O Ministro Juscelino Filho disse que é desejo da pasta que ele comanda promover a inclusão digital e social da população brasileira, começando pelas crianças. 

“Possibilitar que as escolas públicas tenham internet nas regiões em que têm os menores índices de desenvolvimento do nosso país é um dos objetivos do Wi-Fi Brasil. Queremos cada vez mais promover a inclusão digital e social da nossa população, a começar pelas crianças, para que tenham uma educação de qualidade, promovendo desenvolvimento e garantindo oportunidades”.

O Programa Wi-Fi Brasil também instala gratuitamente antenas e roteadores em locais que necessitam de melhorias na comunicação, mas a população não pode arcar:  assentamentos, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, além de telecentros comunitários, por exemplo. 

O ministério destacou a ação que fez em disponibilizar  17 antenas para apoiar o atendimento humanitário nas Terras Yanomamis. São todos pontos de acesso com velocidade de conexão via satélite de 20 megabits por segundo.

Dados divulgados pelo MCom sobre o Programa Wi-Fi Brasil

ATENDIMENTO — O estado com a maior quantidade de pontos de internet instalados em 2023 é o Piauí, com 60 unidades. Na sequência está o Maranhão (44), Pernambuco (32), Ceará (31) e Bahia (30). A região é prioritária para a política pública de conectividade porque possui os indicadores mais baixos de uso da internet no país, de acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios 2021, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

COMO SOLICITAR O SERVIÇO — Para solicitar o serviço, basta acessar o link “obter conexão de internet GESAC” e preencher o formulário. O atendimento às solicitações depende de análise técnica, além de disponibilidade contratual e financeira. Caso o pedido seja aprovado, o tempo estimado para prestação do serviço é de 60 dias a 90 dias. Para informações ou dúvidas, o contato pode ser feito pelo telefone (61) 2027.6403, ou pelo e-mail: [email protected].

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários