25/04/2024

5G da Claro é ativado em mais 38 cidades; confira a lista

Não é necessário mudar de plano ou de chip para acessar a rede, basta ter um aparelho 5G e estar dentro da área de cobertura.

A rede 5G da Claro chegou em mais 38 cidades de 10 estados nesta segunda-feira (30). A tecnologia que usa a faixa de 3,5 GHz, já começou a ser disponibilizada nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, cidades do interior de São Paulo, Baixada Santista e em municípios do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Essa expansão se trata das cidades que estão próximas as capitais e das cidades que já contam com o 5G disponível, ou seja, as regiões metropolitanas, cuja faixa de frequência está sendo liberada pelo Gaspi e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que finalizaram a limpeza do espectro para uso das operadoras.

Segundo a Claro, conforme seu planejamento estratégico, continuará expandido 5G em outras áreas do interior de São Paulo e do Brasil. A operadora explica que para os clientes acessar a rede não precisa alterar nenhum contrato, sendo necessário apenas ter um aparelho compatível com a rede e estar na área de cobertura. Também é necessário mudar de plano ou de SIM Card (chip).

Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de Consumo e PME da Claro, afirma que “O nosso compromisso com a materialização da tecnologia começou há anos, desde a montagem dos laboratórios de homologação da tecnologia – inclusive, colaborando com a Anatel e transformando o seu Centro de Pesquisas da Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, no laboratório de certificação da tecnologia no Brasil; até a condução de pilotos e demonstrações experimentais ao lado de grandes fornecedores e parceiros”.

Ainda de acordo com a Claro, seu portfólio de smartphones já conta com 50 aparelhos com acesso ao 5G. A expectativa inicial de alcance de velocidade do 5G é acima de 600 Mbps, mas depende do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento.

Bairros das seguintes cidades passam a ter o serviço: Serra (ES); Aparecida de Goiânia (GO); Três Lagoas (MS); Ananindeua (PA), Castanhal (PA) e Vigia (PA); Jaboatão dos Guararapes (PE); Londrina (PR); Belford Roxo (RJ), Duque de Caxias (RJ), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ) e São Gonçalo (RJ); Caxias do Sul (RS) e Araguaína (TO).

Já em São Paulo, as cidades que passam a ter 5G da Claro são Aparecida, Bady Bassit, Bauru, Campinas, Carapicuíba, Cubatão, Embu das Artes, Francisco Morato, Guarujá, Guarulhos, Jaguariúna, Jundiaí, Nova Odessa, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São Vicente, Sorocaba e Taboão da Serra.

11 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
11 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários