22/04/2024

Claro Brasil reporta alta na receita no 4T22, mas não divulga lucro obtido

Operadora apresentou o balanço financeiro com uma receita de 11,15 bilhões, representando uma alta de 9,6% na base anual.

Na noite desta terça-feira (14), a Claro Brasil, empresa de telefonia móvel da mexicana América Móvil, divulgou seus resultados financeiros referente ao quarto trimestre de 2022, onde registrou uma receita de 11,15 bilhões, representando uma alta de 9,6% na base anual. E de R$ 42,67 bilhões no período todo, crescimento de 7,4% em relação a 2021. O curioso é que a companhia não divulgou o lucro obtido.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) totalizou R$ 4,58 bilhões no trimestre, alta anual de 8,5%. A margem Ebitda subiu para 41,5%, contra 40,6% um ano antes, mantendo-se a jornada de crescimento sustentável dos negócios.

A receita do serviço móvel da Claro foi de R$ 5,57 bilhões no período em questão, uma alta de 22,9%. No ano, subiu 19,4%, para R$ 20,72 bilhões. A empresa encerrou o quarto trimestre de 2022 com um total de 83,3 milhões de clientes móveis, aumento de 18% na comparação anual.

No pós-pago, houve crescimento de 13,4%, adicionando 5,6 milhões de clientes em um ano, que segundo a operadora foi impulsionado pela liderança em portabilidade de linhas. O pré-pago atingiu 36,3 milhões em dezembro de 2022, crescimento anual de 24,6%.

No serviço fixo houve recuo. As receitas caíram 3,6% para 4,97 bilhões, e 3,3% em 2022, para 19,96 bilhões. Os números refletem os desligamentos de clientes da TV paga – a tele começou em 2022 com 6 milhões de assinantes do produto, terminou com 5,16 milhões. Entretanto, ainda é líder no mercado de TV por assinatura, com 43,2% de participação.

“Nossa principal estratégia é posicionar-se como tendo a maior oferta de conteúdo disponível. Nossa plataforma Video On Demand (VOD) continua sendo líder no mercado brasileiro, atingindo 86 mil títulos e mais de 115,5 milhões de streamings no 4T22. O Claro TV+ Box e App atingiram mais de 0,5 milhão de assinantes em 2022”, diz.

Na banda larga registrou 26 mil adições líquidas positivas, com avanços no reposicionamento da base de clientes e carteira premium com planos de “ultrabroadband”. A Claro ainda mantém a liderança no mercado de banda larga no Brasil, com 22% de participação em dezembro de 2022. Destacamos também uma melhor performance de vendas e um excelente resultado de churn com os melhores índices dos últimos dois anos, diz no balanço.

No segmento da rede 5G, a empresa afirmou que cobre 59 cidades com a tecnologia, e conta com uma base de 4,5 milhões de dispositivos compatíveis com a quinta geração de internet móvel, além de afirmar ter liderança na tecnologia com 42,9% de participação de mercado.

“A migração massiva de clientes Oi adquiridos pela Claro continua, tendo sido migrada parte significativa da base, com expectativa de finalizar esse processo dentro do primeiro trimestre de 2023”, diz a companhia em comunicado.

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